Whats: (11) 991916085
Você está em: Página inicial / De Autoajuda / Suicídio - Trama da Comunicação
Suicídio - Trama da Comunicação

Livro: Suicídio - Trama da Comunicação

Autor - Fonte: Marcimedes Martins da Silva
Indique esta página para um amigo

Resumo
Trata-se de um estudo na área de Psicologia Social partindo do pressuposto que o suicídio é um gesto de comunicação e de transformação, devendo ser estudado sob a ótica psicossocial, considerando as representações sociais do suicidado manifestadas através de bilhetes que escreveu e presentes também em fotos tiradas de sua pessoa após o suicídio.

A literatura pesquisada abrangeu alguns pontos eóricos referentes ao suicídio apontados por Durkheim e Freud, textos específicos a respeito de bilhetes suicidas e estudos de diferentes áreas do conhecimento a respeito de representação social e comunicação.

O método de pesquisa consistiu na coleta, aleatória, durante 12 meses, de 16 bilhetes suicidas e 6 fotos de suicidados, totalizando 22 sujeitos.

O suicídio é apresentado como sendo a mensagem principal do suicidado, os bilhetes são metamensagens e as fotos são ícones.

O suicídio é um gesto de comunicação social que muda o "status" do sujeito através de um ritual de passagem e metamorfose - o suicidando é agregado à sociedade após o gesto suicida no papel de suicidado.

O suicídio é um signo que seduz a pessoa, a qual mantém com ele um vínculo emocional, substituindo, em última instância, outros signos -
morte e vida.

Enfim, o presente trabalho revela o caráter político do suicídio através do qual o suicidado recupera a imagem do homem ativo, dono da própria vida e capaz de influenciar a realidade.
Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este livro:
Nome:
Comentário:
CAPTCHA Image   Reload Image
Digite as letras abaixo:

WhatsApp: (11) 991916085
Política de Privacidade
Busca Google