Livro: A Magia da Franco-Maçonaria Página 2
Autor - Fonte: Arthur E. Powell
...ais
atrativos que tem a Maçonaria para a maioria de seus
iniciados. Há na vida moderna tanto bulício, tanta
precipitação, tanta barafunda, tanta indecência, tanta o
atividade, tanta insistência pelos direitos próprios, tão
pouca consideração pelos sentimentos alheios e tão
pouca dignidade ou cortesia que brota espontaneamente
de bondosos corações, que nos causa extraordinário
prazer, o fato de entrar na atmosfera tão oposta das
Lojas, onde reina a dignidade e a ordem em vez da
indigna inquietude a que estamos acostumados no
mundo externo. Maravilhoso tônico para os nervos
fatigados pela tensão da vida ordinária e a entrada no
recinto de uma Loja maçônica, onde tudo é quietude,
ordem e paz; onde cada cargo da Oficina e cada irmão
têm o seu lugar fixo e o seu dever prescrito; onde
ninguém usurpa as funções alheias, onde uma vez que
tenha sido eleita ou determinada à forma do drama,
todos cooperam harmoniosamente e de bom grado, para
levar a cabo as cerimônias, de tal forma que, se crie o
ambiente que algum dia há de caracterizar até mesmo o
mundo externo, quando os homens cessem sua disputa,
aprendam a lição da fraternidade, e cooperem para a
suprema Vontade da evolução, a fim de ordenar todas as
coisas, bela, forte e sabiamente.
Também é agradável o gozo estético que produz o
tomar parte em uma cerimônia bem dirigida, em que
todos os irmãos, não só tenham estudado intensamente
os...
atos e palavras que lhes correspondem, mas também,
que compreendam sua significação e ponham o melhor
de sua alma em tudo quanto façam ou digam. A própria
disposição da Loja, a ordenada e digna colocação das
colunas, os Oficiais e suas insígnias especiais que
enfeitam a assembléia com pinceladas de cores 9
agradáveis, a situação das Luzes e todas as demais
coisas adjuntas com as quais estamos familiarizados,
contribuem para formar “um tout ensemble” que conforta
a vista, agrada aos sentidos, apraz à mente, satisfaz à
natureza religiosa e, ao mesmo tempo em que contrasta
com a maioria, com a maior parte de nossa vida diária, e
uma esperança para o porvir do nosso mundo.
Outro elemento de grande beleza que move todo
aquele que sente a poesia e a música, é o esquisito ritmo
de eufonia de nosso antigo ritual, cujas palavras e frases
não há igual na literatura inglesa com exceção da Bíblia e
das obras de Shakespeare. O antigo provérbio inglês de
que “uma coisa bela proporciona gozo eterno” pode
aplicar-se às simples e profundas palavras de nosso
ritual, porque, apesar de serem ouvidas continuamente,
todos os anos, nas diferentes cerimônias, nunca perdem
seu atrativo, nem cansam, nem envelhecem; melhor, sua
beleza, sua majestade, sua significação, aumentam à
medida que nos familiarizamos com elas que são
verdadeira prova de suprema literaturas de satisfação
ética e de religioso significado.
Quão admirável é a tradição de que as palavras
de nosso ritual hão de repetir-se sem acrescentar, omitir
nem alterar nada, porque, a maioria das sentenças;
foram redigidas de torna tão perfeita que, qualquer
variação romperia sua sonoridade e corromperia sua
significação.
A formosura da linguagem contribui tanto com os
demais fatores para que as palavras do ritual os
produzam intensa impressão. Estes amplos e profundos
ensinamentos não devem seu poder a sutilezas
metafísicas nem a análises filosóficas, nem a sua
novidade i ntrínseca, senão melhor, à sua simplicidade,
concisão e universalidade. Propriedade comum de todos A Magia da Franco-Maçonaria
10
os sistemas religiosos conhecidos e a identidade dos
preceitos éticos, não obstante, o método de
apresentação às antigas verdades de moral e de amor
fraternal, assim como a franqueza, a restrição, a
grandeza e verdadeira sinceridade do ritual maçônico,
com seu transcendental significado, fazem com que
estes ensinamentos nos pareçam sempre novos, vividos,
inspiradores e práticos.
Muitos intelectuais modernos que acham curas,
estreitas e anticientíficas as idéias de certas ortodoxias
religiosas, aceitam com verdadeira complacência e
carência absoluta de dogmas teológicos e de outros
gêneros de que se jacta a Maçonaria. Grande parte dos
pensadores de cultura média reconhece a fraternidade,
aceitam, uma lei ética e um código mora...
do.
Quão admirável é a tradição de que as palavras
de nosso ritual hão de repetir-se sem acrescentar, omitir
nem alterar nada, porque, a maioria das sentenças;
foram redigidas de torna tão perfeita que, qualquer
variação romperia sua sonoridade e corromperia sua
significação.
A formosura da linguagem contribui tanto com os
demais fatores para que as palavras do ritual os
produzam intensa impressão. Estes amplos e profundos
ensinamentos não devem seu poder a sutilezas
metafísicas nem a análises filosóficas, nem a sua
novidade i ntrínseca, senão melhor, à sua simplicidade,
concisão e universalidade. Propriedade comum de todos A Magia da Franco-Maçonaria
10
os sistemas religiosos conhecidos e a identidade dos
preceitos éticos, não obstante, o método de
apresentação às antigas verdades de moral e de amor
fraternal, assim como a franqueza, a restrição, a
grandeza e verdadeira sinceridade do ritual maçônico,
com seu transcendental significado, fazem com que
estes ensinamentos nos pareçam sempre novos, vividos,
inspiradores e práticos.
Muitos intelectuais modernos que acham curas,
estreitas e anticientíficas as idéias de certas ortodoxias
religiosas, aceitam com verdadeira complacência e
carência absoluta de dogmas teológicos e de outros
gêneros de que se jacta a Maçonaria. Grande parte dos
pensadores de cultura média reconhece a fraternidade,
aceitam, uma lei ética e um código moral baseado na
fraternidade; porém não deriva esta de preceitos
religiosos externos, senão dos ditames de seus corações
e da inata benevolência que sentem por seus
camaradas. A Franco-Maçonaria expõe estes
ensinamentos com tanta universalidade e catolicidade,
que os homens pertencentes a qualquer dos credos
assim como os que não aceitam nenhum podem aceitá-
los sem escrúpulos, reconhecendo-os como norma de
verdade que eles conhecem por experiência interna, sem
necessidade de apoio de muletas teológicas.
Além disso, já não é possível negar que nos
tempos modernos existe muita gente que não professa
uma fórmula definida de crença religiosa, quiçá, porque
está convencida, de que não pode aceitar honradamente
os credos que satisfaziam os homens ao passado. A
necessidade de expressão de fé religiosa que esta gente
experimenta sem podê-lo evitar e que todos sentimos
praticamente, pode satisfazer-se em grande parte com a 11
sinceridade simples da ética maçônica e sua declaração
de fraternal benevolência.
O conjunto desta ética, verdadeiro coração e
nervo da Franco-Maçonaria, constituem a palavra
Fraternidade, a palavra sem par em todos os idiomas. Se
o maçom a aceita sem evasivas, equívocos nem
reservas mentais de nenhuma espécie, alcançará o pleno
desenvolvimento maçônico; porém, se a rechaça, não
terá direito de p enetrar no sagrado recinto do Templo
ainda que ostente o mais elev...
l baseado na
fraternidade; porém não deriva esta de preceitos
religiosos externos, senão dos ditames de seus corações
e da inata benevolência que sentem por seus
camaradas. A Franco-Maçonaria expõe estes
ensinamentos com tanta universalidade e catolicidade,
que os homens pertencentes a qualquer dos credos
assim como os que não aceitam nenhum podem aceitá-
los sem escrúpulos, reconhecendo-os como norma de
verdade que eles conhecem por experiência interna, sem
necessidade de apoio de muletas teológicas.
Além disso, já não é possível negar que nos
tempos modernos existe muita gente que não professa
uma fórmula definida de crença religiosa, quiçá, porque
está convencida, de que não pode aceitar honradamente
os credos que satisfaziam os homens ao passado. A
necessidade de expressão de fé religiosa que esta gente
experimenta sem podê-lo evitar e que todos sentimos
praticamente, pode satisfazer-se em grande parte com a 11
sinceridade simples da ética maçônica e sua declaração
de fraternal benevolência.
O conjunto desta ética, verdadeiro coração e
nervo da Franco-Maçonaria, constituem a palavra
Fraternidade, a palavra sem par em todos os idiomas. Se
o maçom a aceita sem evasivas, equívocos nem
reservas mentais de nenhuma espécie, alcançará o pleno
desenvolvimento maçônico; porém, se a rechaça, não
terá direito de p enetrar no sagrado recinto do Templo
ainda que ostente o mais elev...