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Radiestesia Prática Ilustrada

Livro: Radiestesia Prática Ilustrada

Autor - Fonte: António Rodrigues

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...António Rodrigues Sumário Introdução Instrumentos radiestésicos A atitude mental e a prática radiestésica Os testemunhos Os gráficos Escolha do pêndulo e ajuste do ponto de suspensão Como desenvolver a habilidade radiestésica O pêndulo Egípcio e seu ponto de suspensão Pêndulo de Cone Virtual - como executar os nós As duas maneiras de utilizar o pêndulo Valorizando testemunhos lexicais Testemunhos e pêndulo testemunho A régua biométrica Diagnóstico de saúde Tratamento a distância Levantamento energético de um local Síntese radiestésica Capa - Orelha - O Autor - Contra-capa Introdução Hoje alçada à categoria de ciência, a radiestesia é uma prática milenar criada pelo ser humano em vista da necessidade de descobrir o oculto. Até ao início do Século XX, era chamada de rabdomancia e definia-se como uma prática empírica e também como mais uma forma de advinhação. Rabdomancia é uma palavra de origem grega (rhabdos, vara e manteia, adivinhação), ou seja, adivinhação por meio da vara. Esta era a antiga denominação da hoje chamada radiestesia. A rabdomancia era usada na procura de fontes de água e jazidas metalíferas e, por volta de 1688, passou a ser usada na procura de criminosos. Os chineses já usavam a rabdomancia dois mil anos antes de nossa Era. Um baixo-relevo de madeira de 147 a.C. representa o imperador chinês Ta-Yu da dinastia Hsia, em 2205 a.C., que tinha a reputação de ser um dos ma...
ores prospectores de água da Antiguidade, segurando um instrumento parecido com um diapasão. A legenda que acompanha a figura diz-nos o seguinte: "Yu, da dinastia Hsia, foi célebre por seus conhecimentos sobre as correntes subterrâneas e fontes de água; conhecia igualmente o princípio Yin e, se necessário, construía barragens". No Egito, foram descobertos objetos que apresentam uma notável semelhança com os pêndulos utilizados nos dias de hoje; inclusive um deles deu origem ao que é conhecido hoje como Pêndulo Egípcio, o qual será objeto de uma explanação mais detalhada num capítulo deste livro. Os romanos usaram uma vara em forma de cajado chamada lituus como instrumento de adivinhação, e a vareta em forma de forquilha, obtida de um galho de árvore, chamada de vírgula divina era comumente utilizada para a prática da rabdomancia. Durante as invasões romanas, as legiões eram precedidas por portadores de varetas cuja missão era encontrar as águas subterrâneas necessárias para o consumo das tropas. Do final do Império Romano até o início da Idade Média, quase não se encontram referências quanto à prática da radiestesia. Em 1518, Lutero condena o uso da vareta radiestésica por achar que ela serve de intermediária para uma relação ilícita com o diabo. Em 1521, a obra O Carro Triunfal do Antimônio, de Basile Valentin, enumera sete qualidades de varetas que os mineiros austríacos utilizavam para descobrir as jazidas de carvão ou de minerais. Segundo Valentin, a vareta era para eles um instrumento tão precioso que ficava mantida constantemente presa no cinto ou no chapéu. O livro De Re Metalica, do alemão Georgius Agricola, publicado em 1556, faz o inventário do uso das varas radiestésicas para a prospecção: aveleira para a prata, freixo para o cobre, pinheiro negro para o chumbo e o estanho e, ainda, a vara de ferro para a pesquisa de ouro e prata. Em 1693, Pierre le Lorrain, abade de Vallemont, publica uma corajosa defesa da arte da rabdomancia intitulada A Física Oculta, com o subtítulo Tratado da Vareta Divinatória e sua Utilização para a Descoberta de Fonte de Água, Jazidas de Metais, etc. Contrário à teoria dos corpúsculos, ele propunha: "já que certas pessoas são dotadas de uma acuidade visual ou auditiva excepcional, por que não seria possível que os órgãos dos sentidos ligados ao fenômeno da rabdomancia pudessem ter uma sensibilidade variável?" Qualquer que fosse a explicação que a ciência pudesse dar sobre a matéria, Vallemont estava convencido de que a rabdomancia só poderia ser benéfica para a humanidade. No dia 26 de outubro de 1701, a obra de Vallemont foi colocada no Index Librorum Prohibitorum pela Inquisição. Assim mesmo, ela foi reeditada em 1702 e em 1722, tal o interesse que a arte da rabdomancia despertava. No Século XVIII, no entanto, um número crescente de padres e abades estudaram o fenômeno, tendo eles m...
de carvão ou de minerais. Segundo Valentin, a vareta era para eles um instrumento tão precioso que ficava mantida constantemente presa no cinto ou no chapéu. O livro De Re Metalica, do alemão Georgius Agricola, publicado em 1556, faz o inventário do uso das varas radiestésicas para a prospecção: aveleira para a prata, freixo para o cobre, pinheiro negro para o chumbo e o estanho e, ainda, a vara de ferro para a pesquisa de ouro e prata. Em 1693, Pierre le Lorrain, abade de Vallemont, publica uma corajosa defesa da arte da rabdomancia intitulada A Física Oculta, com o subtítulo Tratado da Vareta Divinatória e sua Utilização para a Descoberta de Fonte de Água, Jazidas de Metais, etc. Contrário à teoria dos corpúsculos, ele propunha: "já que certas pessoas são dotadas de uma acuidade visual ou auditiva excepcional, por que não seria possível que os órgãos dos sentidos ligados ao fenômeno da rabdomancia pudessem ter uma sensibilidade variável?" Qualquer que fosse a explicação que a ciência pudesse dar sobre a matéria, Vallemont estava convencido de que a rabdomancia só poderia ser benéfica para a humanidade. No dia 26 de outubro de 1701, a obra de Vallemont foi colocada no Index Librorum Prohibitorum pela Inquisição. Assim mesmo, ela foi reeditada em 1702 e em 1722, tal o interesse que a arte da rabdomancia despertava. No Século XVIII, no entanto, um número crescente de padres e abades estudaram o fenômeno, tendo eles mesmos praticado intensamente. Em 1798, Antoine Gerboin, professor da Faculdade de Medicina de Estrasburgo, após contemplar o filho de um amigo brincar com uma esfera de madeira suspensa por um fio, teve a idéia de amarrar a ponta do fio no dedo do menino, constatando que, após algumas oscilações, a esfera voltava sempre à posição inicial. Gerboin levou a cabo numerosas experiências com corpos suspensos por fios, que resultaram em complexas teorias sobre "uma força particular que existe no homem". O resultado de suas investigações foi publicado em 1808, sob o título de "Investigações Experimentais sobre um Novo Modo de Ação Elétrica ". O pêndulo, como principal instrumento para a prática do que viria a ser definido como radiestesia, acabara de nascer. No Século XX, a radiestesia emergiu como uma nova ciência, resultado das pesquisas de alguns abades franceses. Em 1919, o abade Alexis Bouly, em colaboração com o também abade Bayard, trocando idéias sobre diferentes etimologias, chegaram `a junção de duas palavras, uma de origem latina, radius = rádio, radiação, e outra grega, aisthesis = sensibilidade. O termo radiestesia acabava de nascer, substituindo a expressão rabdomancia usada até então. Em 1926, aconteceu em Paris o Terceiro Congresso Internacional de Psicologia Experimental; várias sessões foram dedicadas à radiestesia e seus praticantes. A partir de então os congressos sucederam- se: 1926, 1929 (criação da...
esmos praticado intensamente. Em 1798, Antoine Gerboin, professor da Faculdade de Medicina de Estrasburgo, após contemplar o filho de um amigo brincar com uma esfera de madeira suspensa por um fio, teve a idéia de amarrar a ponta do fio no dedo do menino, constatando que, após algumas oscilações, a esfera voltava sempre à posição inicial. Gerboin levou a cabo numerosas experiências com corpos suspensos por fios, que resultaram em complexas teorias sobre "uma força particular que existe no homem". O resultado de suas investigações foi publicado em 1808, sob o título de "Investigações Experimentais sobre um Novo Modo de Ação Elétrica ". O pêndulo, como principal instrumento para a prática do que viria a ser definido como radiestesia, acabara de nascer. No Século XX, a radiestesia emergiu como uma nova ciência, resultado das pesquisas de alguns abades franceses. Em 1919, o abade Alexis Bouly, em colaboração com o também abade Bayard, trocando idéias sobre diferentes etimologias, chegaram `a junção de duas palavras, uma de origem latina, radius = rádio, radiação, e outra grega, aisthesis = sensibilidade. O termo radiestesia acabava de nascer, substituindo a expressão rabdomancia usada até então. Em 1926, aconteceu em Paris o Terceiro Congresso Internacional de Psicologia Experimental; várias sessões foram dedicadas à radiestesia e seus praticantes. A partir de então os congressos sucederam- se: 1926, 1929 (criação da...

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