Livro: Radiestesia Prática Ilustrada
Autor - Fonte: António Rodrigues
...António Rodrigues
Sumário
Introdução
Instrumentos radiestésicos
A atitude mental e a prática radiestésica
Os testemunhos
Os gráficos
Escolha do pêndulo e ajuste do ponto de suspensão
Como desenvolver a habilidade radiestésica
O pêndulo Egípcio e seu ponto de suspensão
Pêndulo de Cone Virtual - como executar os nós
As duas maneiras de utilizar o pêndulo
Valorizando testemunhos lexicais
Testemunhos e pêndulo testemunho
A régua biométrica
Diagnóstico de saúde
Tratamento a distância
Levantamento energético de um local
Síntese radiestésica
Capa - Orelha - O Autor - Contra-capa
Introdução
Hoje alçada à categoria de ciência, a radiestesia é uma prática
milenar criada pelo ser humano em vista da necessidade de descobrir
o oculto. Até ao início do Século XX, era chamada de rabdomancia
e definia-se como uma prática empírica e também como mais uma
forma de advinhação.
Rabdomancia é uma palavra de origem grega (rhabdos, vara e
manteia, adivinhação), ou seja, adivinhação por meio da vara. Esta
era a antiga denominação da hoje chamada radiestesia. A
rabdomancia era usada na procura de fontes de água e jazidas
metalíferas e, por volta de 1688, passou a ser usada na procura de
criminosos.
Os chineses já usavam a rabdomancia dois mil anos antes de
nossa Era. Um baixo-relevo de madeira de 147 a.C. representa o imperador
chinês Ta-Yu da dinastia Hsia, em 2205 a.C., que tinha a
reputação de ser um dos ma...
ores prospectores de água da Antiguidade,
segurando um instrumento parecido com um diapasão. A legenda
que acompanha a figura diz-nos o seguinte: "Yu, da dinastia
Hsia, foi célebre por seus conhecimentos sobre as correntes subterrâneas
e fontes de água; conhecia igualmente o princípio Yin e, se
necessário, construía barragens".
No Egito, foram descobertos objetos que apresentam uma
notável semelhança com os pêndulos utilizados nos dias de hoje;
inclusive um deles deu origem ao que é conhecido hoje como Pêndulo
Egípcio, o qual será objeto de uma explanação mais detalhada
num capítulo deste livro.
Os romanos usaram uma vara em forma de cajado chamada
lituus como instrumento de adivinhação, e a vareta em forma de
forquilha, obtida de um galho de árvore, chamada de vírgula divina
era comumente utilizada para a prática da rabdomancia. Durante as
invasões romanas, as legiões eram precedidas por portadores de
varetas cuja missão era encontrar as águas subterrâneas necessárias
para o consumo das tropas.
Do final do Império Romano até o início da Idade Média,
quase não se encontram referências quanto à prática da radiestesia.
Em 1518, Lutero condena o uso da vareta radiestésica por achar que
ela serve de intermediária para uma relação ilícita com o diabo.
Em 1521, a obra O Carro Triunfal do Antimônio, de Basile
Valentin, enumera sete qualidades de varetas que os mineiros austríacos
utilizavam para descobrir as jazidas de carvão ou de minerais.
Segundo Valentin, a vareta era para eles um instrumento tão
precioso que ficava mantida constantemente presa no cinto ou no
chapéu. O livro De Re Metalica, do alemão Georgius Agricola, publicado
em 1556, faz o inventário do uso das varas radiestésicas para a
prospecção: aveleira para a prata, freixo para o cobre, pinheiro negro
para o chumbo e o estanho e, ainda, a vara de ferro para a pesquisa
de ouro e prata.
Em 1693, Pierre le Lorrain, abade de Vallemont, publica
uma corajosa defesa da arte da rabdomancia intitulada A Física
Oculta, com o subtítulo Tratado da Vareta Divinatória e sua Utilização
para a Descoberta de Fonte de Água, Jazidas de Metais, etc.
Contrário à teoria dos corpúsculos, ele propunha: "já que certas
pessoas são dotadas de uma acuidade visual ou auditiva excepcional,
por que não seria possível que os órgãos dos sentidos
ligados ao fenômeno da rabdomancia pudessem ter uma sensibilidade
variável?" Qualquer que fosse a explicação que a ciência
pudesse dar sobre a matéria, Vallemont estava convencido
de que a rabdomancia só poderia ser benéfica para a humanidade.
No dia 26 de outubro de 1701, a obra de Vallemont foi colocada
no Index Librorum Prohibitorum pela Inquisição. Assim mesmo,
ela foi reeditada em 1702 e em 1722, tal o interesse que a
arte da rabdomancia despertava. No Século XVIII, no entanto,
um número crescente de padres e abades estudaram o fenômeno,
tendo eles m...
de carvão ou de minerais.
Segundo Valentin, a vareta era para eles um instrumento tão
precioso que ficava mantida constantemente presa no cinto ou no
chapéu. O livro De Re Metalica, do alemão Georgius Agricola, publicado
em 1556, faz o inventário do uso das varas radiestésicas para a
prospecção: aveleira para a prata, freixo para o cobre, pinheiro negro
para o chumbo e o estanho e, ainda, a vara de ferro para a pesquisa
de ouro e prata.
Em 1693, Pierre le Lorrain, abade de Vallemont, publica
uma corajosa defesa da arte da rabdomancia intitulada A Física
Oculta, com o subtítulo Tratado da Vareta Divinatória e sua Utilização
para a Descoberta de Fonte de Água, Jazidas de Metais, etc.
Contrário à teoria dos corpúsculos, ele propunha: "já que certas
pessoas são dotadas de uma acuidade visual ou auditiva excepcional,
por que não seria possível que os órgãos dos sentidos
ligados ao fenômeno da rabdomancia pudessem ter uma sensibilidade
variável?" Qualquer que fosse a explicação que a ciência
pudesse dar sobre a matéria, Vallemont estava convencido
de que a rabdomancia só poderia ser benéfica para a humanidade.
No dia 26 de outubro de 1701, a obra de Vallemont foi colocada
no Index Librorum Prohibitorum pela Inquisição. Assim mesmo,
ela foi reeditada em 1702 e em 1722, tal o interesse que a
arte da rabdomancia despertava. No Século XVIII, no entanto,
um número crescente de padres e abades estudaram o fenômeno,
tendo eles mesmos praticado intensamente.
Em 1798, Antoine Gerboin, professor da Faculdade de Medicina
de Estrasburgo, após contemplar o filho de um amigo brincar
com uma esfera de madeira suspensa por um fio, teve a idéia de
amarrar a ponta do fio no dedo do menino, constatando que, após
algumas oscilações, a esfera voltava sempre à posição inicial. Gerboin
levou a cabo numerosas experiências com corpos suspensos por fios,
que resultaram em complexas teorias sobre "uma força particular
que existe no homem". O resultado de suas investigações foi publicado
em 1808, sob o título de "Investigações Experimentais sobre um
Novo Modo de Ação Elétrica ". O pêndulo, como principal instrumento
para a prática do que viria a ser definido como radiestesia, acabara
de nascer.
No Século XX, a radiestesia emergiu como uma nova ciência,
resultado das pesquisas de alguns abades franceses. Em 1919, o abade
Alexis Bouly, em colaboração com o também abade Bayard, trocando
idéias sobre diferentes etimologias, chegaram `a junção de
duas palavras, uma de origem latina, radius = rádio, radiação, e outra
grega, aisthesis = sensibilidade. O termo radiestesia acabava de
nascer, substituindo a expressão rabdomancia usada até então.
Em 1926, aconteceu em Paris o Terceiro Congresso Internacional
de Psicologia Experimental; várias sessões foram dedicadas à
radiestesia e seus praticantes. A partir de então os congressos sucederam-
se: 1926, 1929 (criação da...
esmos praticado intensamente.
Em 1798, Antoine Gerboin, professor da Faculdade de Medicina
de Estrasburgo, após contemplar o filho de um amigo brincar
com uma esfera de madeira suspensa por um fio, teve a idéia de
amarrar a ponta do fio no dedo do menino, constatando que, após
algumas oscilações, a esfera voltava sempre à posição inicial. Gerboin
levou a cabo numerosas experiências com corpos suspensos por fios,
que resultaram em complexas teorias sobre "uma força particular
que existe no homem". O resultado de suas investigações foi publicado
em 1808, sob o título de "Investigações Experimentais sobre um
Novo Modo de Ação Elétrica ". O pêndulo, como principal instrumento
para a prática do que viria a ser definido como radiestesia, acabara
de nascer.
No Século XX, a radiestesia emergiu como uma nova ciência,
resultado das pesquisas de alguns abades franceses. Em 1919, o abade
Alexis Bouly, em colaboração com o também abade Bayard, trocando
idéias sobre diferentes etimologias, chegaram `a junção de
duas palavras, uma de origem latina, radius = rádio, radiação, e outra
grega, aisthesis = sensibilidade. O termo radiestesia acabava de
nascer, substituindo a expressão rabdomancia usada até então.
Em 1926, aconteceu em Paris o Terceiro Congresso Internacional
de Psicologia Experimental; várias sessões foram dedicadas à
radiestesia e seus praticantes. A partir de então os congressos sucederam-
se: 1926, 1929 (criação da...