Whats: (11) 9 9191 6085
Você está em: Página inicial / Terapias / Para Além do Falo
Para Além do Falo

Livro: Para Além do Falo

Autor - Fonte: Teresa Brennan

Ir para a página:

... Sumário Prefácio 7 Introdução 9 Teresa Brennan
Prefácio
tem por base uma série de quinze seminários realizados na Universidade de Cambridge, no King`s College e na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, entre janeiro e julho de 1987. A série foi organizada numa tentativa de explorar os debates freqüentemente intensos que surgiram em torno da psicanálise, especialmente a do tipo lacaniano, e o feminismo.

As mulheres que apresentaram os seminários estão identificadas com posições teóricas distintas, e às vezes opostas, nesses debates.

Majoritariamente, os debates dizem respeito ao essencialismo, ao tipo de lei simbólica que a cultura requer, à diferença sexual, ao grau de patriarcalismo inerente do conhecimento e à prática e uso político da psicanálise para o feminismo.

Os debates-chave da série também estruturam esse livro. Meus primeiros agradecimentos vão para as mulheres, protagonistas principais dos debates, vindas da Índia, dos Estados
nidos, da França e de outros pontos da Inglaterra, muitas vezes interrompendo suas próprias programações intensivas para comparecer.

TMB

PRIMEIRA PARTE: A história até o presente
1 Andando para trás ou para a frente 43
Jane Gallop
2 Doida ainda, depois desses anos todos 61
Rachel Bowlby

SEGUNDA PARTE: A história enquadrada num contexto institucional
3 A política da impenetrabilidade 91
Lisa Jardine
4 Notas para uma análise 103
Alice Jardine

TERCEIRA PARTE: Por outro simbólico (1): a coisa essencial
5 A política da diferença ontológica 123
Rosi Braidotti
6 Releitura de Irigaray 145
Margaret Whitford
7 O gesto na psicanálise 171
Luce Irigaray

QUARTA PARTE; Por outro simbólico (2): para além do falo
8 Crítica feminista inteiramente pós-moderna 189
Elizabeth Wright
9 "O `simbólico` deles existe, detém poder — nós, as semeadoras da desordem, o conhecemos bem demais" 205
Morag Shiach
10 Eco e Narciso 225
Naomi Segal

QUINTA PARTE: Diferença sexual (1): razão e revolução
11 Pensamento patriarcal e a pulsão de conhecimento 253
Toril Moi
12 Feminismo e desconstrução, de novo: negociando com o masculinismo inconfesso 277
Gayatri Chakravorty Spivak

SEXTA PARTE: Diferença sexual (2): o psíquico no social
13 Para dar um corte 305
Joan Copjec
14 A servidão feminina 333
Parveen Adams

Notas sobre as colaboradoras 359

A Numeração de páginas do Sumário corresponde ao original impresso.

PS: As páginas estão numeradas de acordo com o documento original, indicando sempre o final de cada uma, entre colchetes.

Prefácio

Para além do falo tem por base uma série de quinze seminários realizados na Universidade de Cambridge, no King`s College e na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas, entre janeiro e julho de 1987. A série foi organizada numa tentativa de explorar os debates freqüentemente intensos que surgiram em torno da psicanálise, especialmente a do tipo lacaniano, e o feminismo.
As mulheres que apresentaram os seminários estão identificadas com posições teóricas distintas, e às vezes opostas, nesses debates. Majoritariamente, os debates dizem respeito ao essencialismo, ao tipo de lei simbólica que a cultura requer, à diferença sexual, ao grau de patriarcalismo inerente do conhecimento e à prática e uso político da psicanálise para o feminismo. Os debates-chave da série também estruturam esse livro. Meus primeiros agradecimentos vão para as mulheres, protagonistas principais dos debates, vindas da Índia, dos Estados Unidos, da França e de outros pontos da Inglaterra, muitas vezes interrompendo suas próprias programações intensivas para comparecer.
Até onde os debates sobre psicanálise e feminismo têm um ponto de partida comum, este ponto é a preocupação do feminismo com a transformação social: uma questão política, nominalmente apropriada para docentes de ciências sociais e políticas. Mas as colaboradoras ...

Ir para a página:

WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Busca Google