Whats: (11) 9 9191 6085
Você está em: Página inicial / De Autoajuda / Como Conhecer Deus
Como Conhecer Deus

Livro: Como Conhecer Deus

Autor - Fonte: SWAMI PRABHAVANANDA e CHRISTOPHER ISHERWOOD

Ir para a página:

... Aforismos iogues de Patanjali
De acordo com a versão de SWAMI PRABHAVANANDA e CHRISTOPHER ISHERWOOD
Título do original: How to Know God
Copyright © 1953, 1981 by The Vedanta Society of Southern Califórnia.


SINOPSE:
Um guia prático para a vida espiritual que pode ser utilizado pelos adeptos de qualquer religião: esta poderia ser uma das definições de Como conhecer Deus, coletânea de sutras ou aforismos do mestre Patanjali.
Compostos numa época em que não existiam livros — talvez no século IV antes de Cristo — empregam-se nestes aforismos apenas as palavras essenciais, visando facilitar a sua memorização. Daí a necessidade de uma explanação, de comentários, de modo a tornar acessível a todos o seu real significado. Disso se encarregaram, nesta edição, dois profundos conhecedores da filosofia iogue: Swami Prabhavananda e Christopher Isherwood, que se valeram para tanto dos comentários de dois mestres antigos, Bhoja e Vyasa, e de um mestre moderno, S
ami Vivekananda. Como conhecer Deus é uma grande obra sobre a prática da ioga e da meditação, e ensina como controlar a mente e alcançar a liberdade e a paz interior através de métodos elaborados há mais de 2.000 anos.

SUMARIO
Prefácio dos tradutores
I. A Ioga e seus Objetivos
II. A Prática da Ioga
III. Forças
IV. libertação

PREFÁCIO DOS TRADUTORES
Os Sutras (aforismos) iogues de Patanjali não são uma exposição original de filosofia, e sim um trabalho de compilação e reformulação. Referências às práticas da ioga — disciplinas e técnicas espirituais de meditação, que capacitam o homem a alcançar o conhecimento unitivo da Divindade — já se encontram nos Upanishads Katha, Swetaswatara, Taittiriya e Maitrayani, compostos muitos séculos antes. De fato, pode-se dizer que a doutrina iogue vem sendo difundida desde os tempos pré-históricos.
Patanjali não fez mais do que reformular a filosofia e a prática iogues para o homem de sua época. Mas, que época foi a sua? E quem foi Patanjali? Pouquíssimo se sabe dele. Acreditam alguns entendidos que existiram na realidade dois Patanjalis: um gramático e outro o autor dos Sutras. Recusam outros esta assertiva. Quanto à data dos Sutras, variam enormemente as suposições dos estudiosos, indo desde o século IV a. C. até o século IV d. C.
O sentido mais elementar da palavra sutra é "fio". Diríamos que um sutra é o desenrolar simples de uma exposição, o mínimo absolutamente necessário para mantê-la coesa, despojada da menor "gota" de elaboração. Empregam-se apenas palavras essenciais. Muitas vezes, sequer existe uma sentença estruturada. Havia boa razão para isso. pois os sutras foram compostos numa época em que não existiam livros. Impunha-se memorizar o texto completo, daí a premência de expressá-lo o mais sucintamente possível. Os Sutras de Patanjali, como todos os demais, careciam de ser desenvolvidos e explicitados. Os mestres antigos reproduziam um aforismo de memória, discorrendo depois sobre ele através de comentários próprios, em proveito de seus discípulos. Às vezes, esses mesmos comentários também foram memorizados, posteriormente transcritos e, dessa forma, preservados para nós.
Na presente tradução, não só fornecemos um comentário, como ainda expandimos e parafraseamos os próprios aforismos, de tal sorte que cada um se converta numa sentença inteligível na língua inglesa. Outros tradutores relutaram em tomar essa liberdade, acabando por oferecer uma versão relativamente literal do texto, mas tão cifrada quanto as notas de conferência de um catedrático. É impossível entendê-lo até que se tenha estudado atentamente seus comentários. Acreditamos que semelhante tradução provoca um efeito psicológico maléfico no leitor. Incapaz, à primeira vista, de sozinho tirar proveito dos aforismos, tende a concluir que o assunto todo é demasiado difícil para ele. Seja como for, já existem dificuldades ...

Ir para a página:

WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Busca Google