Livro: A Alma e seu Mecanismo
Autor - Fonte: Alice Baylei
...Alice Bailey
PREFÁCIO
Nossa atitude frente ao pensamento filosófico e psicológico do Oriente é, em
grande parte, ou de admiração indiscriminada ou de desconfiança igualmente
indiscriminada. É pena que seja assim. Os que o adoram são tão ruins quanto
aqueles que dele desconfiam. Nenhum deles nos levam em direção a uma
avaliação justa daquele grande corpo do pensamento oriental que difere tão
curiosamente do nosso, e entretanto, como se descobre com o tempo, é
fundamentalmente o mesmo em sua busca essencial.
É esta atitude indiscriminada, sem dúvida, a responsável pela quase absoluta
omissão do pensamento oriental em nossos livros de filosofia e psicologia,
isto, e algo mais. O Oriente tem seus próprios idiomas que são difíceis para o
Ocidente compreender. Tais idiomas não traduzidos, fazem com que os
escritos orientais pareçam um jargão estranho, ou de metrificação confusa ou
de auto-mistificação.
Alice Bailey presta neste livro um grande serviço, ao abordar com sua mente
analítica o pensamento oriental, dispondo-se a reconhecer que o pensamento
oriental, como o ocidental, não pode pretender ter chegado ao ápice da
sabedoria. Ela não pretende maravilhar nem exortar o ocidental a abandonar
suas rudes insuficiências para abraçar uma doutrina misteriosa que pareça
tanto mais maravilhosa porque para ele isto pode parecer absurdo. Ela, de fato,
diz: "Este pensamento oriental significa uma busca nos problemas mais
profundos...
da existência. Não é necessariamente melhor que o ocidental. É
diferente. Parte de outro ângulo de abordagem. Tanto o Oriente quanto o
Ocidente, se especializaram em suas respectivas linhas de pensamento. Cada
um, portanto, tem a virtude de sua própria sinceridade, de sua própria e
peculiar penetração. Mas a especialização só tem valor quando conduz a uma
integração final. Não terá chegado o momento de unir Oriente e Ocidente
nessa esfera mais profunda da vida de cada um, isto é, na esfera do
pensamento filosófico e psicológico?"
Ainda que não por outras razões, este livro é significativo como uma tentativa
de interpretação, não só do Oriente para o Ocidente e vice-versa, mas também
para colocar as duas linhas de pensamento na harmonia de um único ponto de
vista. Se a autora conseguirá este objetivo só o leitor poderá dizer, mas de
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qualquer forma, a intenção é notável, e deve ter como resultado, uma
aproximação mais inteligente dos dois tipos de mentalidade.
O que dá a este livro um significado especial, é sem dúvida, a peculiar
comparação que a autora estabelece entre o estudo ocidental das glândulas e o
estudo oriental dos "centros". O filósofo ocidental Spinoza, notou há muito
tempo o inseparável paralelismo do que ele chamava corpo e mente, tanto na
vida do Absoluto como na vida das expressões do Absoluto a quem chamamos
indivíduos. Se existe tal paralelismo, deveria descobrir-se para cada
manifestação externa a força psíquica ou interna que assim se manifesta. Até
agora admitimos o externo e o interno apenas de forma muito geral. Este livro,
ao centrar-se principalmente no estudo das glândulas, que são o marcapasso,
por assim dizer, da nossa personalidade, apresenta uma relação entre a mente e
o corpo, não só de um modo inesperadamente rico em sugestões, para um
treinamento mais adequado do indivíduo, se não que abre fascinadoras
possibilidades a posteriores investigações. No Ocidente falamos da glândula
tireóide ou das supra-renais em termos de sua conduta fisiológica. Existirá,
analogicamente uma correspondente psíquica de tal comportamento? Talvez
pareça uma pergunta extravagante que no primeiro momento poderia
ridicularizar os fisiologistas. Entretanto, a menos que sejamos dogmáticos
empedernidos, que não saiamos da obscuridade material do século XIX,
falamos já da correspondência psíquica deste órgão fisiológico chamado
cérebro. Por que então não das correspondentes psíquicas da tireóide, das
supra-renais e das demais glândulas?
Se desenvolvermos esta questão até sua conclusão lógica, aprenderemos, sem
dúvida, a ampliar nosso pensamento e reconheceremos que a vida psíquica do
indivíduo vai muito mais além do que o ponto de vista intelectual, um tanto
ingénuo, que considera que esta vida está só centrada no cérebro.
Não que eu apoie aqui as conclusões a que chega em seu ensa...
e para cada
manifestação externa a força psíquica ou interna que assim se manifesta. Até
agora admitimos o externo e o interno apenas de forma muito geral. Este livro,
ao centrar-se principalmente no estudo das glândulas, que são o marcapasso,
por assim dizer, da nossa personalidade, apresenta uma relação entre a mente e
o corpo, não só de um modo inesperadamente rico em sugestões, para um
treinamento mais adequado do indivíduo, se não que abre fascinadoras
possibilidades a posteriores investigações. No Ocidente falamos da glândula
tireóide ou das supra-renais em termos de sua conduta fisiológica. Existirá,
analogicamente uma correspondente psíquica de tal comportamento? Talvez
pareça uma pergunta extravagante que no primeiro momento poderia
ridicularizar os fisiologistas. Entretanto, a menos que sejamos dogmáticos
empedernidos, que não saiamos da obscuridade material do século XIX,
falamos já da correspondência psíquica deste órgão fisiológico chamado
cérebro. Por que então não das correspondentes psíquicas da tireóide, das
supra-renais e das demais glândulas?
Se desenvolvermos esta questão até sua conclusão lógica, aprenderemos, sem
dúvida, a ampliar nosso pensamento e reconheceremos que a vida psíquica do
indivíduo vai muito mais além do que o ponto de vista intelectual, um tanto
ingénuo, que considera que esta vida está só centrada no cérebro.
Não que eu apoie aqui as conclusões a que chega em seu ensaio a autora deste
livro. As conclusões particulares podem ser modificadas ou até rejeitadas, mas
não tenho dúvida de que a autora abriu novas possibilidades, que poderão
finalmente conduzir a uma busca fisiológica e psicológica de profunda
significação. Este livro, não é tão só um desafio, se não que também é
singularmente iluminador. Surpreenderá à mente ocidental, e com ele acredito
que irá mesclada uma admiração real frente aos processos do modo de pensar
oriental, com cujos métodos não estamos de modo algum familiarizados no
Ocidente.
Nova York Maio de 1930
H. A. Overstreet
Acervo Virtual Espírita 3
INTRODUÇÃO
Três desejos impeliram a escrita deste livro: primeiro o desejo de reunir a
psicologia materialista ou externa, e a psicologia introspectiva ou interna;
segundo, olhando além da psicologia científica, o domínio maior do
pensamento e psicologia da raça, o desejo de estabelecer uma harmonia entre
o ocidente materialista e o oriente introspectivo, e finalmente demonstrar que
todos estes aspectos antagónicos são apenas facetas da verdade una e, em
conjunto, constituem a única Realidade.
Estes desejos nascem da posição atual do ensino psicológico no mundo.
Existem hoje dois tipos predominantes de psicologia, e Will Durant em "The
Mansions of Philosophy", os resumiu muito, da seguinte forma:
"Como já vimos, há dois modos de estudar o homem. Um começa por fora, no
meio ambiente, e considera o homem como um me...
io a autora deste
livro. As conclusões particulares podem ser modificadas ou até rejeitadas, mas
não tenho dúvida de que a autora abriu novas possibilidades, que poderão
finalmente conduzir a uma busca fisiológica e psicológica de profunda
significação. Este livro, não é tão só um desafio, se não que também é
singularmente iluminador. Surpreenderá à mente ocidental, e com ele acredito
que irá mesclada uma admiração real frente aos processos do modo de pensar
oriental, com cujos métodos não estamos de modo algum familiarizados no
Ocidente.
Nova York Maio de 1930
H. A. Overstreet
Acervo Virtual Espírita 3
INTRODUÇÃO
Três desejos impeliram a escrita deste livro: primeiro o desejo de reunir a
psicologia materialista ou externa, e a psicologia introspectiva ou interna;
segundo, olhando além da psicologia científica, o domínio maior do
pensamento e psicologia da raça, o desejo de estabelecer uma harmonia entre
o ocidente materialista e o oriente introspectivo, e finalmente demonstrar que
todos estes aspectos antagónicos são apenas facetas da verdade una e, em
conjunto, constituem a única Realidade.
Estes desejos nascem da posição atual do ensino psicológico no mundo.
Existem hoje dois tipos predominantes de psicologia, e Will Durant em "The
Mansions of Philosophy", os resumiu muito, da seguinte forma:
"Como já vimos, há dois modos de estudar o homem. Um começa por fora, no
meio ambiente, e considera o homem como um me...