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A Alma e seu Mecanismo

Livro: A Alma e seu Mecanismo Página 2

Autor - Fonte: Alice Baylei

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... érebro. Por que então não das correspondentes psíquicas da tireóide, das
supra-renais e das demais glândulas?
Se desenvolvermos esta questão até sua conclusão lógica, aprenderemos, sem
dúvida, a ampliar nosso pensamento e reconheceremos que a vida psíquica do
indivíduo vai muito mais além do que o ponto de vista intelectual, um tanto
ingénuo, que considera que esta vida está só centrada no cérebro.
Não que eu apoie aqui as conclusões a que chega em seu ensaio a autora deste
livro. As conclusões particulares podem ser modificadas ou até rejeitadas, mas
não tenho dúvida de que a autora abriu novas possibilidades, que poderão
finalmente conduzir a uma busca fisiológica e psicológica de profunda
significação. Este livro, não é tão só um desafio, se não que também é
singularmente iluminador. Surpreenderá à mente ocidental, e com ele acredito
que irá mesclada uma admiração real frente aos processos do modo de pensar
oriental, com cujos m
todos não estamos de modo algum familiarizados no
Ocidente.
Nova York Maio de 1930
H. A. Overstreet
Acervo Virtual Espírita 3
INTRODUÇÃO
Três desejos impeliram a escrita deste livro: primeiro o desejo de reunir a
psicologia materialista ou externa, e a psicologia introspectiva ou interna;
segundo, olhando além da psicologia científica, o domínio maior do
pensamento e psicologia da raça, o desejo de estabelecer uma harmonia entre
o ocidente materialista e o oriente introspectivo, e finalmente demonstrar que
todos estes aspectos antagónicos são apenas facetas da verdade una e, em
conjunto, constituem a única Realidade.
Estes desejos nascem da posição atual do ensino psicológico no mundo.
Existem hoje dois tipos predominantes de psicologia, e Will Durant em "The
Mansions of Philosophy", os resumiu muito, da seguinte forma:
"Como já vimos, há dois modos de estudar o homem. Um começa por fora, no
meio ambiente, e considera o homem como um mecanismo de ajuste, reduz o
pensamento a coisas e a `mente` à `matéria`, e resulta no disfarçado
materialismo de Spencer, e no behaviorismo de Watson.; o outro começa por
dentro; considera o homem como um sistema de necessidades, impulsos e
desejos, levando-o a estudar, a utilizar e a dominar seu meio ambiente. Deseja
reduzir as coisas a pensamentos e a matéria à mente; começa com a
`enteléquia1 de Aristóteles (que sustentava ser toda a fornia determinada por
um designo interno) e resulta no vitalismo de Bergson e no pragmatismo de
William James."(1)
O Dr. W. B. Pillsbury acredita que este duplo sistema envolve uma duplicação
desnecessária:
"Se a teoria behaviorista for defendida, significa que devemos ter duas
psicologias, uma externa e outra interna, uma psicologia visualizada do
exterior e outra vista do interior. Isto parece, no melhor dos casos, uma
complicação desnecessária."(2)
Reconhecendo esta dupla situação, e concordando com o Dr. Pillsbury de que
são desnecessárias duas linhas de interpretação, estou convencida da
possibilidade de fundir as duas em uma terceira, ou seja, uma só unidade.
Procuro, assim, apresentar uma hipótese que tende a provar a exatidão da
escola mecanicista e a posição, também correta, da escola dos
introspeccionistas; também procuro demonstrar que ambas as escolas são
necessárias para explicar todos os fatos e que cada uma complementa a outra.
Deste modo poderemos estabelecer uma terceira escola combinada, baseada
no conhecimento exato do ocidente e na sabedoria introspectiva do oriente.
Ao considerar estas duas escolas de psicologia é evidente que a psicologia
moderna é basicamente materialista e, como tal, a mais popular inteiramente
assim. Um estudo das últimas obras sobre psicologia, procedentes de várias
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escolas da América e da Europa, mostra que a maioria se ocupa
principalmente em apoiar ou rechaçar a filosofia mecanicista da Escola
Behaviorista. Qua ...

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