Livro: A Cabala Mística
Autor - Fonte: Dion Fortune
...Dion Fortune
Título original: Mystical Qabalah
Publicação Original em 1935.
2 A CABALA MÍSTICA
I. A IOGA DO OCIDENTE
1. São poucos os estudantes de ocultismo que sabem alguma coisa a
respeito da fonte de onde surgiu a sua tradição. Muitos deles sequer sabem
que existe uma Tradição Ocidental. Os eruditos sentem-se perplexos diante
dos subterfúgios a das defesas intencionais de que se valeram tanto os
iniciados antigos como os modernos para ocultar-se, a concluem que os
poucos fragmentos que ainda nos restam dessa literatura não passam de
contrafações medievais. Muito se espantariam eles se soubessem que esses
mesmos fragmentos, suplementados por manuscritos que jamais se
permitiu saírem das mãos dos iniciados, a complementados por uma
tradição oral, ainda são transmitidos até hoje nas escolas de iniciação,
constituindo a base do trabalho prático da ioga do Ocidente.
2. Os adeptos das raças cujo destino evolutivo consiste em conquistar
o plano físico desenvolveram uma técnica ióguica própria que se adapta aos
seus problemas especiais a às suas necessidades peculiares. Essa técnica
baseia-se na bem conhecida, mas pouco compreendida Cabala, a Sabedoria
de Israel.
3. Poder-se-á perguntar por que as nações ocidentais teriam qualquer
razão para procurar a sua tradição mística na cultura hebraica. A resposta a
essa questão será facilmente compreendida por aqueles que estão
familiarizados com a teoria esotérica relativa ...
s raças a sub-raças. Tudo
tem uma fonte. As culturas não brotam do nada. As sementes de cada nova
fase de cultura devem surgir necessariamente da cultura anterior. Não
podemos negar que o judaísmo foi a matriz da cultura espiritual européia,
quando recordamos que tanto Jesus como São Paulo eram judeus.
Nenhuma outra raça além da judia poderia ter fornecido a base para uma
nova revelação, visto que nenhuma outra raça abraçava um credo
monoteísta. O panteísmo e o, politeísmo tiveram seus dias de esplendor,
mas uma nova cultura, mais espiritual, se tomou necessária. As raças
cristãs devem sua religião à cultura judia, assim como as raças budistas do
Oriente devem a sua à cultura hindu.
4. O misticismo de Israel fornece os fundamentos do moderno
ocultismo ocidental, a constitui o fundo teórico com base no qual se
desenvolveram os rituais ocultistas do Ocidente. Seu famoso hieróglifo, a
Árvore da Vida, é o melhor símbolo de meditação que possuímos,
exatamente porque é o mais compreensível.
5. Não é minha intenção escrever um estudo histórico sobre as fontes
da Cabala, mas, antes, mostrar o emprego que dela fazem os modernos
HADNU.COM 3
estudantes dos Mistérios. Embora as raízes de nosso sistema estejam na
tradição; não há razão alguma para que esta nos escravize. Uma técnica
empregada nos dias que correm é um processo que está em pleno
desenvolvimento, pois a experiência de cada trabalhador a enriquece a se
torna parte integrante da herança comum.
6. Não devemos necessariamente seguir tais a tais atitudes ou manter
tais a tais idéias apenas porque os rabinos que viveram antes de Cristo
assim o determinaram. O mundo não deteve sua marcha na era dos rabinos,
e vivemos hoje uma nova revelação. Mas o que era verdadeiro - em
princípio no passado é verdadeiro - em princípio - na atualidade e, por
conseguinte, de muito valor para nós. O cabalista moderno é o herdeiro da
Cabala antiga, mas cabe-lhe reinterpretar a doutrina a reformular o método
à luz da revelação atual, caso queira extrair dessa herança algum valor
prático para si.
7. Não pretendo que os modernos ensinamentos cabalísticos, tal
como os que aprendi, sejam idênticos aos dos rabinos pré-cristãos, mas
afirmo que esses ensinamentos são os legítimos descendentes daqueles,
constituindo o desenvolvimento natural que deles proveio.
8. Quanto mais próxima estiver da nascente, mais pura será a água do
rio. Para descobrir os princípios primeiros, devemos it à fonte-mãe. Mas
um rio recebe muitos afluentes em seu curso, a estes não estão
necessariamente poluídos. Se desejamos descobrir se a água desses
afluentes é pura ou não, basta-nos compará-la com a corrente original; se
ela passa por esse teste, da impede que se misture com as águas principais a
aumente sua força. Ocorre o mesmo com uma tradição: o que não é
antagônico deve ser assimilado: Devemos sempre testar a pure...
rna parte integrante da herança comum.
6. Não devemos necessariamente seguir tais a tais atitudes ou manter
tais a tais idéias apenas porque os rabinos que viveram antes de Cristo
assim o determinaram. O mundo não deteve sua marcha na era dos rabinos,
e vivemos hoje uma nova revelação. Mas o que era verdadeiro - em
princípio no passado é verdadeiro - em princípio - na atualidade e, por
conseguinte, de muito valor para nós. O cabalista moderno é o herdeiro da
Cabala antiga, mas cabe-lhe reinterpretar a doutrina a reformular o método
à luz da revelação atual, caso queira extrair dessa herança algum valor
prático para si.
7. Não pretendo que os modernos ensinamentos cabalísticos, tal
como os que aprendi, sejam idênticos aos dos rabinos pré-cristãos, mas
afirmo que esses ensinamentos são os legítimos descendentes daqueles,
constituindo o desenvolvimento natural que deles proveio.
8. Quanto mais próxima estiver da nascente, mais pura será a água do
rio. Para descobrir os princípios primeiros, devemos it à fonte-mãe. Mas
um rio recebe muitos afluentes em seu curso, a estes não estão
necessariamente poluídos. Se desejamos descobrir se a água desses
afluentes é pura ou não, basta-nos compará-la com a corrente original; se
ela passa por esse teste, da impede que se misture com as águas principais a
aumente sua força. Ocorre o mesmo com uma tradição: o que não é
antagônico deve ser assimilado: Devemos sempre testar a pureza de uma
tradição no que respeita aos princípios primeiros, mas devemos igualmente
julgar a vitalidade de uma tradição por sua capacidade de assimilação.
Apenas a fé morta não recebe` fluências do pensamento contemporâneo.
9. A corrente original do misticismo hebraico recebeu muitas
adições. A sua culminação ocorreu entre os nômades adoradores de estrelas
da Caldéia, onde Abraão, em sua tenda, rodeado pelos rebanhos, ouvia a
voz de Deus. Mas Abraão defrontava-se também com um sombrio pano de
fundo, em que vastas formas se moviam semi-distintas. A misteriosa figura
de um grande rei-sacerdote, "nascido sem pai, sem mãe, sem descendência,
que não tinha nem princípio nem fim", concedeu-lhe a primeira ceia
eucarística de pão a vinho após a batalha com os reis do vale, os sinistros
reis de Edom, "que governaram antes que houvesse um rei em Israel, cujos
reinos eram forças desorganizadas".
4 A CABALA MÍSTICA
10. De geração em geração, podemos traçar o relacionamento dos
príncipes de Israel com os reis-sacerdotes do Egito. Abraão a Jacó por lá
passaram; José a Moisés estiveram intimamente associados à corte dos
adeptos reais. Quando lemos que Salomão se dirigiu a Hiram, rei de Tiro,
solicitando-lhe homens a materiais para a construção do Templo,
aprendemos que os famosos Mistérios de Tiro devem ter influenciado
profundamente o esoterismo hebraico. Quando lemos que Daniel foi
educado nos palácios da Babilônia, apre...
za de uma
tradição no que respeita aos princípios primeiros, mas devemos igualmente
julgar a vitalidade de uma tradição por sua capacidade de assimilação.
Apenas a fé morta não recebe` fluências do pensamento contemporâneo.
9. A corrente original do misticismo hebraico recebeu muitas
adições. A sua culminação ocorreu entre os nômades adoradores de estrelas
da Caldéia, onde Abraão, em sua tenda, rodeado pelos rebanhos, ouvia a
voz de Deus. Mas Abraão defrontava-se também com um sombrio pano de
fundo, em que vastas formas se moviam semi-distintas. A misteriosa figura
de um grande rei-sacerdote, "nascido sem pai, sem mãe, sem descendência,
que não tinha nem princípio nem fim", concedeu-lhe a primeira ceia
eucarística de pão a vinho após a batalha com os reis do vale, os sinistros
reis de Edom, "que governaram antes que houvesse um rei em Israel, cujos
reinos eram forças desorganizadas".
4 A CABALA MÍSTICA
10. De geração em geração, podemos traçar o relacionamento dos
príncipes de Israel com os reis-sacerdotes do Egito. Abraão a Jacó por lá
passaram; José a Moisés estiveram intimamente associados à corte dos
adeptos reais. Quando lemos que Salomão se dirigiu a Hiram, rei de Tiro,
solicitando-lhe homens a materiais para a construção do Templo,
aprendemos que os famosos Mistérios de Tiro devem ter influenciado
profundamente o esoterismo hebraico. Quando lemos que Daniel foi
educado nos palácios da Babilônia, apre...