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Cartilha saiba mais como evitar e resolver a inadimplência

Livro: Cartilha saiba mais como evitar e resolver a inadimplência

Autor - Fonte: SEBRAE

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...O Sr. Virgílio possui uma loja de artigos diversos como: roupas femininas, infantis, brinquedos, materiais escolares e presentes em geral. Certo dia, percebeu que estava com o seu caixa cheio de cheques devolvidos. Alguns clientes ele conhecia, pois eram clientes habituais de sua loja, outros não. Pensou: O que vou fazer? Preciso repor o estoque, porque está chegando o dia das mães, e os fornecedores não irão me vender se eu não pagar as faturas referentes às compras feitas no final de ano. Verificando todos os clientes que estavam lhe devendo, o Sr. Virgílio fez as seguintes considerações: • não posso deixar de repor o estoque, senão não vendo; • será que consigo cobrar os meus devedores e receber rápido? • puxa! Não imaginava que tinha tanto dinheiro parado com os meus devedores; • isso não deveria ter acontecido, vendi bem no final do ano, deveria ter capital para repor o estoque, e agora o que faço? O Sr. Virgílo irá achar uma solução? Problemas como os do Sr. Virgílio são muito comuns no dia-a-dia das empresas. Desta maneira, através deste trabalho iremos esclarecer e orientar, com base na legislação, a aplicação de práticas preventivas para evitar a inadimplência e o custo que ela representa para sua empresa. INADIMPLÊNCIA: COMO EVITAR E RESOLVER 2 A maioria das empresas sofre com os consumidores inadimplentes, sendo que este é um dos fatores que mais atingem os setores do comércio e de serviços...
fazendo com que esses empresários sintam-se desprotegidos. Já o setor industrial sofre menos com a inadimplência, tendo em vista que a maioria de seus clientes são fixos. O que leva os consumidores à inadimplência? Inicialmente vamos verificar alguns fatores que levam os consumidores à inadimplência: • dificuldades financeiras pessoais, que impossibilitam o cumprimento de suas obrigações; • desemprego; • falta de controle nos gastos; • compras para terceiros; • atraso de salário; • comprometimento de renda com outras despesas; • redução de renda; • doenças; • uso do dinheiro com outras compras; • má fé. Sendo que a ocorrência da maioria destes fatores é mais comum em tempos de crise. Como lidar com a Inadimplência? Para lidar com a inadimplência, é preciso antes conhecê-la bem, sabendo quais os fatores que a ocasionaram. A partir daí, deve-se utilizar práticas preventivas, podendo desta forma controlá-la. Desta maneira, o empresário deve verificar: • sazonalidade, ou seja, em que épocas do ano a inadimplência é maior ou menor; • número de prestações em atraso; • valor médio das prestações em atraso; • verificação do tempo de abertura da conta corrente. Lembre-se que as 3 contas abertas com menos de um ano, têm maior índice de inadimplência; Nas empresas dos setores do comércio e de serviços, a inadimplência tem um aumento nos três primeiros meses do ano, em decorrência das vendas efetuadas no mês de dezembro. E é justamente nestes meses iniciais que ocorre a queda nas atividades destes setores empresariais, deixando assim muitos empresários em dificuldades, tendo em vista que contavam com o pagamento das vendas parceladas de final de ano, para suprir o baixo volume de vendas. Neste caso verificamos dois tipos de sazonalidade: • a de aumento das vendas, que ocorre no final do ano, quando a maioria das pessoas recebe o 13º salário, passando assim a consumir mais, sendo que grande parte das compras é feita de forma parcelada, por meio de cheque pré-datado, cartões de crédito ou financeiras. • a de queda nas vendas ou atividades nos três primeiros meses do ano, porque a maioria dos consumidores está comprometida com outras despesas como: matrícula na escola, compra de material escolar, férias etc. Pesquisas mostram que o valor das prestações em atraso se concentra na faixa que vai até R$ 200,00 (duzentos reais). Assim, o empresário ciente do aumento da inadimplência no período após as vendas natalinas, ou seja, janeiro/fevereiro/março, deverá ser mais rigoroso na concessão de financiamentos, parcelamentos e aceitação de cheques. 4 Para isso o empresário deverá seguir algumas regras antes de proceder à concessão do crédito ao seu cliente. Uma prática muito usada no mercado é o encurtamento nos prazos de pagamento, isto é, anteriormente o comércio trabalhava com planos de financiam...
das vendas efetuadas no mês de dezembro. E é justamente nestes meses iniciais que ocorre a queda nas atividades destes setores empresariais, deixando assim muitos empresários em dificuldades, tendo em vista que contavam com o pagamento das vendas parceladas de final de ano, para suprir o baixo volume de vendas. Neste caso verificamos dois tipos de sazonalidade: • a de aumento das vendas, que ocorre no final do ano, quando a maioria das pessoas recebe o 13º salário, passando assim a consumir mais, sendo que grande parte das compras é feita de forma parcelada, por meio de cheque pré-datado, cartões de crédito ou financeiras. • a de queda nas vendas ou atividades nos três primeiros meses do ano, porque a maioria dos consumidores está comprometida com outras despesas como: matrícula na escola, compra de material escolar, férias etc. Pesquisas mostram que o valor das prestações em atraso se concentra na faixa que vai até R$ 200,00 (duzentos reais). Assim, o empresário ciente do aumento da inadimplência no período após as vendas natalinas, ou seja, janeiro/fevereiro/março, deverá ser mais rigoroso na concessão de financiamentos, parcelamentos e aceitação de cheques. 4 Para isso o empresário deverá seguir algumas regras antes de proceder à concessão do crédito ao seu cliente. Uma prática muito usada no mercado é o encurtamento nos prazos de pagamento, isto é, anteriormente o comércio trabalhava com planos de financiamento mais longos, hoje se trabalha com planos de no máximo 03 parcelas. É ideal também, no momento da concessão de crédito, identificar qual o grau de comprometimento da renda do consumidor, assim como o padrão de comportamento de seus pagamentos passados, podendo dessa forma avaliar se a prestação contratada tem chances de vir a ser paga ou não. Regras preventivas para reduzir a inadimplência Podemos então estabelecer algumas regras preventivas para reduzir a inadimplência: • exigir a apresentação de documentos pessoais: R.G. e CPF, confirmando a assinatura que consta nos mesmos; • não aceitar que o cliente diga o número do R.G. e CPF, mas sim solicitar a apresentação dos documentos na hora da compra à vista (se for paga com cheque) ou parcelada; • solicitar comprovante de residência: contas de água, luz, telefone etc.; • requerer comprovante de renda: recibo de pagamento, declaração de imposto de renda, carteira de trabalho; • após esses procedimentos, efetuar a confirmação de dados do cliente por telefone fixo (confirmação de residência, de emprego ou de uma referência); • consulta ao SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, SERASA, usecheque, telecheque, entre outros; • quando se tratar de cliente antigo, atualizar sempre os dados cadastrais, mantendo a confirmação por telefone; • trabalhar com cartões de crédito e de débito, pois as taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela gar...
ento mais longos, hoje se trabalha com planos de no máximo 03 parcelas. É ideal também, no momento da concessão de crédito, identificar qual o grau de comprometimento da renda do consumidor, assim como o padrão de comportamento de seus pagamentos passados, podendo dessa forma avaliar se a prestação contratada tem chances de vir a ser paga ou não. Regras preventivas para reduzir a inadimplência Podemos então estabelecer algumas regras preventivas para reduzir a inadimplência: • exigir a apresentação de documentos pessoais: R.G. e CPF, confirmando a assinatura que consta nos mesmos; • não aceitar que o cliente diga o número do R.G. e CPF, mas sim solicitar a apresentação dos documentos na hora da compra à vista (se for paga com cheque) ou parcelada; • solicitar comprovante de residência: contas de água, luz, telefone etc.; • requerer comprovante de renda: recibo de pagamento, declaração de imposto de renda, carteira de trabalho; • após esses procedimentos, efetuar a confirmação de dados do cliente por telefone fixo (confirmação de residência, de emprego ou de uma referência); • consulta ao SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, SERASA, usecheque, telecheque, entre outros; • quando se tratar de cliente antigo, atualizar sempre os dados cadastrais, mantendo a confirmação por telefone; • trabalhar com cartões de crédito e de débito, pois as taxas cobradas pelas administradoras são compensadas pela gar...

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