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dicas de boa forma

Livro: 8 dicas incríveis para entrar em forma

Autor - Fonte: saudaveldieta

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... Mini Curso Grátis de Saúde, Estetica, Entrar em Forma
2011 por SAUDAVELDIETA
Do SITE SAUDAVEL DIETA - EMAGREÇA COM SAÚDE

Mais informações em:
Página 3
Como entrar em forma para o verão:
8 dicas de motivação para sair do sofá
Entrar em forma para o verão é um desejo comum. Mesmo acreditando que muitos
leitores compartilham comigo a característica de ser mais sedentário e menos atlético do
que gostaria, entretanto, eu preciso começar com uma ressalva: deixar para entrar em
forma só quando o verão se aproxima não é a forma mais saudável de lidar com a
situação, não importando se a motivação é estar apto para as atividades físicas das férias
ou uma preocupação adicional com a estética.
Mesmo assim, bastante gente começa a sentir o impulso do exercício quando o inverno
começa a acabar e a primavera desponta. Se isso puder levar você a uma vida mais
saudável, entretanto, não há razão para evitar, desde que de forma comedida e segura,
ou seguindo a orientação de um profissional habilitado.
Como fazer, que atividade praticar, e com que intensidade e frequência, eu deixo para
você escolher com a ajuda de quem estiver habilitado a falar sobre o assunto (uma dica
é dar uma olhada nestes 3 estágios para entrar em forma). O que eu quero falar é sobre a
motivação para começar e continuar com os exercícios, assunto relacionado mais de
perto à temática aqui do Efetividade – para os demais detalhes.
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Entrar em forma para o verão pode não ser TÃO
saudável
Entrar em forma para o verão pode ser, em si, uma prática pouco efetiva, a não ser que
você cuide da sua condição física durante todo o ano, e no verão busque apenas um
brilho adicional.
Como diz o Nuno Cobra, em “Entrar em forma no verão: o erro mais comum“:
O corpo não é uma máquina que se liga na tomada e já entra em 220, como a gente vê
por aí todos os dias. Há que se ter a noção concreta da fragilidade desse corpo.
Principalmente, para quem se descuidou durante anos e anos a fio. É necessário,
portanto, desenvolver esse controle emocional e entender definitivamente que o trabalho
saudável com o corpo, requer muita paciência e aceitação do baixo nível físico do
momento. Tudo deve ser feito de forma absolutamente gradativa, com muito critério e
bom senso.
Ou seja: avance aos poucos, atento aos seus limites e sem perder de vista os objetivos. E
não pare depois que o verão chegar, e acabar ;-)
Como se manter motivado
Fazer a primeira sessão de exercícios já é custoso (acaba sempre ficando pra semana
que vem, que nunca chega…), mas quando chega a acontecer, abre as portas de novos
desafios: chegar à terceira sessão, à terceira semana, ao segundo mês, etc. As tentações
que surgem no caminho da pista ou da academia são muitas, assim como os obstáculos,
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na forma de chuvas, frentes frias e de cobertores quentinhos que convidam a ficar mais
45 minutos na cama.
Motivação é algo que não vem de fora: ela está (ou não) dentro de nós. Mas ela pode ser
estimulada, inclusive por nós mesmos – e a motivação para se exercitar, quando não
vem dos objetivos em si (a forma física, a saúde, a preparação para alguma prova, etc.),
é algo que precisa ser permanentemente renovado, porque as tentações e obstáculos
mencionados acima também se renovam sem parar.
Na minha opinião, o primeiro passo é ter um plano razoável, exequível e alinhado aos
seus objetivos, e estar disposto a segui-lo. No meu caso, o exercício praticado é o
ciclismo (ou os passeios de bicicleta, para não dar a impressão de que eu sou mais
atlético do que a realidade), e eu defino previamente o número de vezes que quero andar
por semana, e a quilometragem mínima a alcançar. O plano deve ter o grau de
flexibilidade adequado: no meu caso, por exemplo, chuvas (no inverno) e temperaturas
a ...

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