Livro: A Descida dos Ideais
Autor - Fonte: Pietro Ubaldi
...Tradutor: Manuel Emygdio da Silva
P R E F Á C I O
Para compreender o significado do presente
livro devemos vê-lo enquadrado no seio da Obra da qual faz
parte. Esta é composta de 24 volumes, ligados sucessivamente
um ao outro como anéis de uma cadeia. Cada um deles
representa uma fase da construção, um por andar, de um edifício
único que é a Obra. Tal estrutura não foi premeditada e se deve
ao fato de que cada volume foi vivido pelo autor, e o
desenvolvimento da sua série representa o espontâneo
amadurecimento do seu pensamento e personalidade.
Vejamos, pois, em que ponto da Obra, em
relação aos outros, se encontra o presente escrito. O termo
central dela é o livro: O Sistema, preparado pelo outro: Deus e
Universo, sendo o leitor conduzido através desse último, e
completado por A Grande Síntese que o precede, projetando uma
visão mais próxima e acessível, isto é, o aspecto evolutivo do
nosso universo. Colocadas assim as bases teóricas da doutrina,
o volume O Sistema é desenvolvido mais detalhadamente por
outro: Queda e Salvação.
Chegados a este ponto, e havendo sido
exposta toda a teoria, com os volumes que se seguem, entra-se
na fase das suas conseqüências e aplicações; ele é agora
transportada ao terreno prático da sua realização como controle
de sua verdade. Entramos na fase de conclusão da Obra. Assim
nasceu o volume: Princípios de Uma Nova Ética, que se refere a
problemas de moral, psicanálise, personalidade...
humana etc. a ele
se segue o presente volume: A Descida dos Ideais, que aborda ao
invés, o problema religioso. Tema importante, dado que é através
das religiões que se realiza na terra a descida dos ideais, tema
que interessa à vida no seu ponto central: a evolução (a salvação
com retorno a Deus). Estamos preparando o volume sucessivo a
este: Um Destino Seguindo Cristo, no qual se avança sobre as
conseqüências mais concretas e realísticas aplicações das
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teorias básicas, sendo apresentadas em forma vivida por um
indivíduo que as aplica, transportando-as para a mesa das
experiências e provas da realidade cotidiana, em contato com os
fatos, tal como se verificam em nosso mundo. A visão global das
verdades universais é observada de novo em particular,
transferida para outro nível e dimensão, em função de outros
pontos de referencia situados em nosso plano de evolução.
Assim esta atual zona de pensamento torna-se complementar da
anterior, porque aquela é teoria longínqua da realidade de nosso
mundo, enquanto que esta, pelo contrário, propõe-se, ao
submetê-la a controle experimental, de demonstrar-lhe a verdade.
Com Um Destino Seguindo Cristo a segunda Obra vai chegando
ao fim.
Os outros volumes, surgidos ao longo do
caminho, representam ramificações dos conceitos fundamentais,
exposições colaterais exemplificativas e complementares, para
melhor iluminar, demorando-se em problemas secundários. Tratase
de digressões saídas do tema central que, no entanto, o
comprovam e o aprofundam, porque ele é o ponto de referencia
de toda a Obra. O quadro completa-se não só em sentido
universal, como também particular, composto de tantos
elementos quantos são os vários volumes, ligados ao longo da
linha de desenvolvimento de um processo lógico “único”,
exposto por continuidade. Só agora, que estamos no final e com
um olhar retrospectivo abarcamos todo o caminho percorrido,
pode aparecer de maneira evidente, sendo possível formar uma
visão de conjunto, a unidade fundamental de toda a Obra.
Os volumes finais dos quais o presente faz
parte, são importantes não só porque derivam de um sistema
conceptual orgânico, mas também porque, em de vez de se
apoiarem numa doutrina particular, se apóiam sobres bases
positivas e universais, como o são as leis que regem a vida e
representam o pensamento de Deus, tal como se manifesta em
ação em nosso plano de evolução. Estas leis existem e, para
funcionarem, como de fato sucede, não necessitam de modo
algum, de nossas opiniões. Elas caminham independentemente
das verdades sustentadas por qualquer grupo humano, seja
partido ou religião, e vemos que continuam funcionando
indiferentes ao fato de as negarmos ou ignorarmos. Elas abraçam
a vida integralmente, inclusive a vida espiritual monopolizada
pelas religiões. O ponto de referencia é portanto sólido e está aí
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visível, atual, objetivamente controlável, sem n...
ídas do tema central que, no entanto, o
comprovam e o aprofundam, porque ele é o ponto de referencia
de toda a Obra. O quadro completa-se não só em sentido
universal, como também particular, composto de tantos
elementos quantos são os vários volumes, ligados ao longo da
linha de desenvolvimento de um processo lógico “único”,
exposto por continuidade. Só agora, que estamos no final e com
um olhar retrospectivo abarcamos todo o caminho percorrido,
pode aparecer de maneira evidente, sendo possível formar uma
visão de conjunto, a unidade fundamental de toda a Obra.
Os volumes finais dos quais o presente faz
parte, são importantes não só porque derivam de um sistema
conceptual orgânico, mas também porque, em de vez de se
apoiarem numa doutrina particular, se apóiam sobres bases
positivas e universais, como o são as leis que regem a vida e
representam o pensamento de Deus, tal como se manifesta em
ação em nosso plano de evolução. Estas leis existem e, para
funcionarem, como de fato sucede, não necessitam de modo
algum, de nossas opiniões. Elas caminham independentemente
das verdades sustentadas por qualquer grupo humano, seja
partido ou religião, e vemos que continuam funcionando
indiferentes ao fato de as negarmos ou ignorarmos. Elas abraçam
a vida integralmente, inclusive a vida espiritual monopolizada
pelas religiões. O ponto de referencia é portanto sólido e está aí
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visível, atual, objetivamente controlável, sem necessidade de
mistérios, de revelações, de fé, de reconstruções históricas, de
fatos longínquos. É um pensamento sempre presente, que sabe
falar e fazer-se entender nos fatos, castigando-nos com as suas
reações vivas e a sua lógica inflexível.
Só com tal visão realista que abarca todos
os aspectos da vida, incluindo os espirituais, se podem
convencer as novas gerações. Com esta finalidade de bem, a
usamos e oferecemos, para salvação dos valores espirituais,
apresentando-a numa forma positiva, tal como hoje se exige para
que uma idéia possa ser aceita. Novas correntes de pensamentos
estão agora amadurecendo rapidamente. O Catolicismo, obrigado
a mover-se para não ficar atrás, abandonado, está chegando em
último lugar, ofegante, e apressa-se em atualizar-se. Lança
Concílios, neles vota a favor do princípio da liberdade de
consciência, procura um diálogo com as outras Igrejas cristãs,
abre os braços aos irmãos separados, mas para que eles façam o
esforço maior de aproximação em seu favor. Em resumo, agita-se
para salvar a sua posição de domínio.
Por outro lado, o autor, a quem não
interessa esta luta de grupo para defesa própria, vê-se
constrangido a resolver seus graves problemas, que são de outra
natureza e trata de solucioná-los por si mesmo. Ele começa a
pensar e não se adapta mais a representar o papel da tradicional
ovelha do rebanho, só pelo fato de ser um fiel, obrigado à
obediência da autoridade...
ecessidade de
mistérios, de revelações, de fé, de reconstruções históricas, de
fatos longínquos. É um pensamento sempre presente, que sabe
falar e fazer-se entender nos fatos, castigando-nos com as suas
reações vivas e a sua lógica inflexível.
Só com tal visão realista que abarca todos
os aspectos da vida, incluindo os espirituais, se podem
convencer as novas gerações. Com esta finalidade de bem, a
usamos e oferecemos, para salvação dos valores espirituais,
apresentando-a numa forma positiva, tal como hoje se exige para
que uma idéia possa ser aceita. Novas correntes de pensamentos
estão agora amadurecendo rapidamente. O Catolicismo, obrigado
a mover-se para não ficar atrás, abandonado, está chegando em
último lugar, ofegante, e apressa-se em atualizar-se. Lança
Concílios, neles vota a favor do princípio da liberdade de
consciência, procura um diálogo com as outras Igrejas cristãs,
abre os braços aos irmãos separados, mas para que eles façam o
esforço maior de aproximação em seu favor. Em resumo, agita-se
para salvar a sua posição de domínio.
Por outro lado, o autor, a quem não
interessa esta luta de grupo para defesa própria, vê-se
constrangido a resolver seus graves problemas, que são de outra
natureza e trata de solucioná-los por si mesmo. Ele começa a
pensar e não se adapta mais a representar o papel da tradicional
ovelha do rebanho, só pelo fato de ser um fiel, obrigado à
obediência da autoridade...