Whats: (11) 991916085
Login
Cadastre-se
E-mail
Senha
Esqueci minha senha
Você está em: Página inicial / Matérias: / De Autoajuda / Você só reclama
fazendo reclamação

Matéria: Você só reclama

Autor - Fonte: Paulo Salvio Antolini
Indique esta página para um amigo

Em menos de um mês tive oportunidade de estar com três pessoas diferentes, em locais e situações também diferentes, mas que tinham algo em comum: o reclamar!
Uma delas me chamou mais ainda a atenção, pois bem sucedida, mesmo assim tudo para ela se coloca como um quadro péssimo. Não consegue ver nem em seu sucesso uma conquista e uma vitória sobre os percalços que passou.
Conversar com elas só não foram momentos de terror porque o fazia com o espírito de observação e tentando descobrir o que as moviam para tanto pessimismo e reclamações. Mas posso dizer que foram momentos de forte incomodo, já que nada era visto positivamente. Nas três situações trouxe à elas comentários sobre o que diziam que refletiam pontos positivos. Mas nada era visto como tal. Foi interessante quando resolvi concordar com uma delas; ela simplesmente mudou a posição que defendia e passou a criticar aspectos antes defendidos.
O ponto comum das três pessoas são as crenças que alimentam: "O mundo está perdido, contaminado, a política está toda corrupta e não há solução para esses problemas". Quando procurei mostrar que a sociedade é composta por cada um de nós e que se cada um quiser, vamos somar e fazer a diferença, todas se mostraram refratárias, inatingíveis em suas posições.
Então chegamos a uma conclusão, elas não querem encontrar caminhos e soluções, querem só reclamar.
O que leva pessoas inteligentes, esforçadas, trabalhadoras cultivarem tanto p
ssimismo e mostrarem-se sempre tão negativas? Deixar essa forma de ver o mundo é uma mudança e mudanças às assustam. Para muitos a mudança é viver uma grande insegurança, que as ameaçam e as impedem de se olharem dentro das novas possibilidades que se apresentam.
Muitas pessoas dizem "sou assim mesmo", "eu não consigo modificar meu jeito" porque não sabem que as mudanças não ocorrem sem esforços pessoais. Quando temos um comportamento estabelecido, nos estamos condicionados, portanto, para que haja uma mudança, faz-se necessário primeiro "quebrar" esses condicionamentos para depois sim, estarmos disponíveis para as novas formas que se apresentam.
Já falamos sobre crenças e a importância de identificarmos quais as que temos que são limitadoras e quais as que nos impulsionam para frente. O sobrenatural é tudo o que não nos é natural, porém mais do que isso, é tudo o que nos é desconhecido. Nos tempos primitivos o homem da caverna agia movido por duas reações, a causada pelo sentimento de poder e o de medo. Se sentia que podia, lutava, se sentia medo, fugia. No processo de nossa evolução, precisamos nos desprender dessa condição do medo. Tudo que nos sai do "aparente" controle, desperta ansiedade e pronto, eis que buscamos nos "agarrar" às situações conhecidas, como se isso nos garantisse sobrevivência.
Quem se queixa deve observar o como está interagindo com a situação da qual reclama. Sempre está comprometida com ela, embora negue. Esse comprometimento é a participação de cada um no desenrolar das ocorrências. Deixar de reclamar implica em começar a agir para mudar aquilo que pode ou está incomodando. Sair do "nunca nada está bom" e caminhar para a satisfação do que se vive. Um dos executivos que compõem os três citados reduziu sua empresa ao mínimo, hoje não conseguindo atender o que tem de venda de seu produto. Mas não tem mais queixas de seus funcionários, não tem mais funcionários. Uma segunda pessoa, rompeu seu relacionamento apenas porque não acredita que seu companheiro possa estar sendo sincero, pois já sentiu-se traída em relacionamento anterior, vem de uma família onde não conheceu a harmonia dos pais e portanto, não acredita que uma relação possa ser sincera e harmoniosa.
Você só reclama? Já olhou a seu redor para ver a condição dos que a cerca? Pertence ao time dos que dizem que não ganha o suficiente, mas acabou de trocar o carro, ou a geladeira por uma mais moderna,...

Ir para a página:

Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este materia:
Nome:
Comentário:
CAPTCHA Image   Reload Image
Digite as letras abaixo:

WhatsApp: (11) 991916085
Busca Google