Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Mestre Osho / Meu sannyas significa divertir-se no mundo
Osho

Matéria: Meu sannyas significa divertir-se no mundo

Autor - Fonte: Aparecido Marques

Meus sannyas significa divertir-se no mundo. Mas antes que você possa divertir-se, você deve acumular assim tanta a energia que você começa transbordar com amor, sensibilidade, criatividade, poesia, canção, dança. (Osho)

Osho oferecia o sannyas aos seus seguidores, um gesto que simbolizava o início de uma nova fase na vida da pessoa. Sannyas é a declaração de que o antigo morreu e aquele que está presente já não é mais o mesmo. Apesar de sua morte, o Osho Meditation Resort em Puna continua oferecendo o sannyas aos que desejam. Entretanto, hoje, entendemos que, receber o sannyas (tornar-se um sannyasin) é muito mais uma atitude interior do que um reconhecimento de algum órgão externo. Como o próprio Osho ensinava, o sannyasin deve permanecer livre, desapegado de qualquer estrutura. Abaixo, reproduzimos um discurso de Osho sobre o significado do Sannyas: "É muito difícil definir um sannyasin, e mais difícil ainda se você for definir os meus sannyasins.

O sannyas é basicamente uma rebelião contra todas as estruturas, daí a dificuldade de se definir. Sannyas é viver a vida de uma maneira não estruturada. Sannyas é ter por caráter, ser sem caráter. Por "sem caráter" eu quero dizer que você não depende mais do passado. Caráter significa passado, a maneira que você viveu no passado, a maneira com a qual você ficou habituado a viver, todos os seus hábitos, condicionamentos, crenças e experiências. Isso é o seu caráter. Um sannyasin é alguém que não vive mais no passado ou através do passado, é alguém que vive no momento, por isso ele é imprevisível.

Um homem de caráter é previsível, mas um sannyasin é imprevisível, porque ele é liberdade. Um sannyasin não é apenas livre, ele é liberdade. É uma rebelião viva. Mas ainda assim eu vou tentar dar algumas pistas, não exatamente definições, mas umas poucas indicações, dedos apontando para a Lua. Não se prenda aos dedos. Os dedos não definem a Lua, eles apenas indicam. Os dedos nada têm a ver com a Lua...... Esqueça os dedos e olhe para a Lua.
O que eu vou lhe dar não é uma definição. Neste caso, não é possível definição. Na verdade, definição nunca é possível a respeito de qualquer coisa viva. Definição só é possível a respeito de alguma coisa morta, que não vai mais crescer, que não vai mais desabrochar, que não tem mais possibilidades, potencialidades, que está exaurida e gasta. Nesse caso a definição é possível. Você consegue definir um homem morto, você não consegue definir um homem vivo.
Vida basicamente significa que o novo é ainda possível.

Assim, essas não são definições. O sannyas antigo tem uma definição, muito clara, por isso ele está morto. Eu chamo o meu sannyas de "neo-sannyas" por essa particular razão: o meu sannyas é uma abertura, uma jornada, uma dança, um caso amoroso com o desconhecido, um romance com a própria existência, uma busca de relacionamento orgástico com o todo. Tudo mais fracassou no mundo. Tudo que estava definido, que estava claro, que era lógico, tudo fracassou. As religiões fracassaram, as políticas fracassaram, as ideologias fracassaram. E elas eram muito claras e continham planos para o futuro do homem. Todas elas fracassaram. Todos os programas fracassaram.

O sannyas não é mais um programa. Ele é uma exploração, não um programa. Quando você se torna um sannyasin, eu inicio você na liberdade e em nada mais. Ser livre é uma grande responsabilidade porque então você não tem mais aonde se apoiar. A não ser o seu próprio ser interior, a sua própria consciência, você nada mais tem como apoio ou como escora. Eu tiro de você todos os apoios e escoras. Eu deixo você só, eu o deixo completamente só. E nessa solidão... a flor do sannyas. Essa solidão desabrocha espontaneamente na flor do sannyas.

No sannyas não há caráter. Ele não tem qualquer moralidade. Ele não é imoral, ele é amoral. Ou, pode-se dizer que ele tem uma moralidade maior a qual vem do interior e nunca de fora. Ele não permite qualquer imposição vinda de fora, porque todas as imposições vindas de fora convertem vocês em servos, em escravos. E o meu esforço é para dar a vocês dignidade e glória. O meu esforço aqui é para dar esplendor a vocês.

Todos os outros esforços fracassaram. Era inevitável porque o fracasso estava embutido. Todos eles estavam orientados para estruturar e todo tipo de estrutura, mais cedo ou mais tarde se torna pesado sobre o coração do homem. Toda estrutura se torna uma prisão, e um dia você terá que se rebelar contra ela. Você não tem observado ao longo da história? Cada revolução em seu próprio desdobramento se torna repressora. Na Rússia isso aconteceu, na China aconteceu. Depois de toda revolução, o revolucionário se torna anti-revolucionário. Uma vez que ele chega ao poder, ele traz a sua própria estrutura para impor à sociedade. E uma vez que ele co...

Ir para a página:


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google