Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Filosofia / A meditação mais simples
Meditação

Matéria: A meditação mais simples

Autor - Fonte: Swami Jnaneshvara

Há uma história que diz assim:

Era uma vez, um estudante foi um grande sábio para perguntar sobre o sentido da vida e como alcançar a experiência direta do Altíssimo.

Ele pediu a sua pergunta, mas o sábio não deu nenhuma resposta. Ele apenas ficou lá.

Mais uma vez, o estudante perguntou sobre como encontrar e cumprir o propósito da vida. Mais uma vez, o sábio apenas ficou lá.

O estudante tentou palavras diferentes, e apelou com grande emoção. O sábio apenas ficou lá, como antes.

Finalmente, o aluno tornou-se frustrado, e deixou escapar, em tom irritado: "Por que você não me responder!"

O sábio sorriu e disse: "Eu tenho de responder, mas você não estava ouvindo. A resposta que você está procurando pode ser encontrado apenas em silêncio."

Para sentar-se em silêncio e silêncio, mesmo que por alguns minutos a cada dia é uma coisa muito útil para fazer.

Que você possa encontrar o silêncio que leva ao silêncio.

Swami Jnaneshvara

É o Caminho da Self-Realization
simples ou complexa?

Duas mensagens contraditórias : Há duas mensagens aparentemente contraditórias sobre a viagem interior que os aspirantes espirituais ouvir a partir dos livros e dos professores:

Mensagem # 1: "Isso é muito complexo." Existem muitas teorias, palavras e conceitos para aprender, o que irá demorar muito, muito tempo. Há muitas práticas com o corpo, respiração e mente, para não mencionar o desafio de lidar com este mundo exterior gitado e todas essas outras pessoas. Isso pode levar muito mais tempo de vida de fazer qualquer progresso real.

Mensagem # 2: "Isso é realmente muito simples." Você pode fazer isso em um momento. Verdade (ou o que você quiser chamá-lo) é a sua verdadeira natureza e, portanto, fácil de encontrar. Tudo que você tem a fazer é ficar quieto, ir para dentro e você vai descobrir que a felicidade eterna, que é o centro do seu ser. Leva pouco tempo, basta sentar-se, deixar ir, e render-se a luz interior, o amor, ou a divindade.

Três escolha de atitudes : Diante dessa confusão, cada um de nós tem uma escolha de como se aproximar de nossa vida espiritual e percorrer o caminho interior, com as escolhas a ser algo como isto:

Escolha # 1: "É fácil, e eu não preciso fazer nada."
Não só é fácil, não precisa colocar qualquer esforço em tudo isso. Minha iluminação é a Deus ou guru, e não há nada que eu preciso fazer sobre isso. Ele ou ela vai me dar a realização da maior Verdade ou auto nela ou em seu próprio tempo. A única coisa que eu preciso fazer, se alguma coisa, é sentar-se em silêncio, se isso é chamado de meditação, contemplação e oração. Além disso, eu deveria aprender a viver neste mundo sem fazer perguntas profundas ou procurar algo mais do que vem por conta própria - não é para mim.

Escolha # 2: "É difícil, e eu não posso fazer isso."
O material é inerentemente difícil de entender e quase impossível de fazer. Os professores, intelectuais e gurus que dizem que é difícil deve estar certo. Afinal de contas, eles têm grandes organizações, muitas publicações, muitos programas e muitos seguidores. Eu vou segui-los, e só acreditar no que eles dizem. Eu não sou realmente capaz ou digno de ter experiência direta mim, mas vou elogiar esses professores. Eu vou gastar meu tempo estudando e praticando com a fantasia de auto-realização, em algum momento futuro que pode nunca chegar. Não importa de qualquer maneira, porque, como algumas pessoas dizem, é tudo sobre a viagem, e realmente não há destino.

Opção # 3: "É fácil, mas a minha mente precisa de limpeza."
Não, eu não vou aceitar que isso é difícil. Todos os grandes de todas as tradições declararam em uníssono que esta verdade, este auto, é aqui e agora, na mão. Isso é o que eu quero - período! Deus e guru pode estar lá para ajudar e orientar, mas eu preciso fazer minha parte. Sim, eu vou aprender meu caminho através da aparente complexidade, e eu vou fazer as práticas. Mas eu não vou comprar a falsa crença de que é realmente difícil ou complexa. Ele só parece que as instruções são complexas por causa da turvação da mente. Nem vou apenas sentar e não fazer nada, reclamando sobre o meu estado atual, enquanto desesperadamente na esperança de que a ajuda virá. Eu vou limpar esta mente nublada, aprendendo e fazendo as práticas, de modo que a luz interior pode vir brilhando.

Uma questão muito importante:
Que eu vou escolher?

Dica: Escolha 3 é a melhor escolha!


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google