Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Filosofia / Como treinar os dez sentidos ou Indriyas na prática tradicional Yoga
Swami Bharati Jnaneshvara

Matéria: Como treinar os dez sentidos ou Indriyas na prática tradicional Yoga

Autor - Fonte: Swami Bharati Jnaneshvara

Como um prédio com dez portas : Na filosofia do Yoga tradicional e prática, o ser humano é visto como sendo um prédio com dez portas. Cinco são portas de entrada, e cinco são portas de saída. Conscientemente, ativamente e intencionalmente testemunhando esses dez sentidos como eles funcionam é uma parte importante de meditação, Yoga e meditação em ação.

Karmendriyas : As cinco portas de saída são cinco meios de expressão, que são chamados karmendriyas. (Karma significa ação. Indriyas são os meios ou sentidos).

Jnanendriyas : As cinco portas de entrada são os cinco sentidos cognitivos, que são chamados jnanendriyas. (Jnana significa saber. Indriyas são os meios ou sentidos).

Conteúdo : O morador relaciona através dos dez sentidos Manas e os dez sentidos Os sentidos não são confiáveis ??sinestesia Testemunhar os dez sentidos na vida cotidiana Os sentidos ativos em tempo de meditação Os sentidos cognitivos em tempo de meditação cognitivos sentidos são mais interiores Chakras e os elementos de uma prática em a consciência da Indriyas retirada dos sentidos - pratyahara Sabendo que existe além dos sentidos

Veja também : Testemunhando seus pensamentos Quem é a testemunha? topo O morador diz respeito pelas Indriyas . Observe os dez sentidos durante a vida diária : O que os dez portas têm em comum, é que são todas as portas. Ao observar esses dez na vida diária através da meditação em ação, ou atenção plena, tornamo-nos ada vez mais conscientes do morador. Vemos cada vez mais claramente como o morador se relaciona com o mundo externo através dos meios de estes dez instrumentos.

"Quem eu realmente sou é independente
de minhas ações e sentidos ".

"Eu" sou independente de ações e sentidos : como passamos a ver que as ações e os sentidos são apenas instrumentos (embora muito bons em seus postos de trabalho ), vemos cada vez mais que "Quem eu sou é independente de minhas ações e de entrada e realização sensorial ". Isso não significa que nós não aproveitar a vida, e suas ações e experiências sensoriais. Pelo contrário, estes são apreciados mais plenamente, em um espírito de sabedoria, liberdade e desapego.

Quando vemos através da experiência direta de observação como os dez sentidos são portas que servem o morador, que cada vez mais consciente da verdadeira natureza do que habitante.

topo Manas e os dez sentidos

Os dez sentidos são como empregados : Os dez sentidos são como os funcionários da fábrica da vida, e eles recebem as instruções de Manas , um dos Quatro Funções da Mente .
Esta é uma parte importante da prática da meditação em ação e testemunhar nosso processo interno. Ser capaz de ver que esta é a forma como as ações e sentidos operar ajuda muito com o cultivo do desapego, vairagya.

Além do fato de Manas está dando instruções aos dez sentidos, é uma questão muito importante de se Manas está agindo de hábitos inconscientes (armazenado em Chitta ) ou a sabedoria de Buddhi .

Retirando os sentidos e ficar parado no tempo de meditação, naturalmente, vir com muito mais facilidade, como resultado de uma atenção contínua dos dez sentidos.
topo
Os sentidos não são confiáveis
Sentidos não são instrumentos confiáveis ??: Existem três principais problemas com experimentando diretamente a Verdade Absoluta, a realidade, ou o Self através dos veículos da mente e os sentidos. Um destes problemas é o facto de os sentidos não são fiáveis ??instrumentos.

Isso leva um para o interior : Percebendo que os sentidos não são confiáveis ??leva o buscador dentro de uma forma mais pura de experiência direta. No entanto, para se voltar para dentro desta forma acontece melhor em primeiro lugar estar ciente dos sentidos e como eles funcionam. Em seguida, a atenção pode ser retirado a partir dos sentidos, como a retirada de sua mão de uma luva. Um exercício deste é descrito mais abaixo.

topo

Sinestesia

Conexões sensoriais pode até ser cruzado : Uma das maneiras que é fácil para nós compreender a insegurança dos sentidos é por considerar o distúrbio neurológico chamado sinestesia. Com essa desordem, conexões cerebrais de uma pessoa são diferentes do normal. Quando, por exemplo, a luz entra nos olhos (normalmente utilizado para a visão), as conexões neurológicas pode ser para os centros do cérebro de cheiro. Assim, pode-se sentir o cheiro quando procura em determinados objetos, ou pode ouvir alguns especial cor . Quão diferente seria nossas descrições da realidade externa, se todos os cérebros humanos operado dessa forma. (Estima-se que cerca de 1 em 25.000 pessoas naturalmente experimentar sinestesia).

A verdade é que além dos sentidos : Com um pouco de reflexão sobre isso, você pode entender a maneira pela qual os iogues estão dizendo que os sentidos não são muito precisos instrumentos de percepção. Você pod...

Ir para a página:


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google