Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Motivacional / Medo de perder o emprego nestes tempos de crise - Saiba o que fazer
Medo de perder

Matéria: Medo de perder o emprego nestes tempos de crise - Saiba o que fazer

Autor - Fonte: Roberto Santos


que saber como reagir ao momento de tribulação que ocorre na empresa onde trabalho. Ando com os nervos à flor da pele, sem saber o que fazer. Existe grande risco de perder o meu emprego?

Resposta: Começo a resposta por sua pergunta que tem ares de que espera uma resposta de vidente, que eu não sou, mas me suscita uma reflexão sobre riscos de perder o emprego. Obviamente, os dias de hoje têm nuvens muito mais carregadas de ameaças de empresas vendo suas vendas e seus lucros irem para o bueiro da insolvência financeira.

Nestes momentos de crise, os critérios para demissões variam de empresa para empresa:

Primeiro os funcionários de salário mais alto?

Primeiro as casadas que têm um marido para sustentá-las?

Primeiro os Solteiros?

Primeiro os desempenho inferior?

Primeiro os "criadores de caso"?

Enfim, cada organização prioriza como vai cortar seus custos de pessoal, combinando esses e outros critérios.

Do lado dos empregados, para parte desses critérios não há o que fazer — rebaixar o salário é ilegal, separar do marido seria extremo, casar da noite para o dia poderia trazer outras dores de cabeça para o resto da vida... Por outro lado, os funcionários "criadores de caso" e os de "braço curto" ou de desempenho meia- boca, devem estar preocupados mesmo, especialmente em momentos atribulados como os atuais.

Há tempos escutei alguém falar: "todo dia vou ao trabalho achando que poderei ser demitido e procuro form s de mostrar meu valor e minha contribuição para reverter aquela possível decisão de me demitirem..."

Essa forma de pensar pode até parecer exagerada e obsessiva, mas por trás dela, está um princípio muito claro das relações de trabalho dos últimos 30 anos, pelo menos, não há estabilidade de emprego do lado dos empregadores e não há lealdade cega de parte dos trabalhadores. Ganha-se a liberdade mas junto uma responsabilidade de procurarmos "garantir" nosso emprego diariamente, como se nosso contrato fosse renovado todos os dias.

Então, respondendo a sua pergunta, você tem de fato, como todos seus colegas, de todas as empresas, risco de perder o emprego. Se ele é um bom emprego, mostre que sua demissão é a pior coisa que pode acontecer para seu setor e para o negócio de seu empregador.


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google