Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Educação / A maior flor do mundo
Flor-monstro

Matéria: A maior flor do mundo

Autor - Fonte: Não informado

Descoberta em Sumatra em 1818 pelos exploradores ingleses Stamford Raffles e Joseph Arnold, a Rafflesia Arnoldii (em homenagem aos descobridores) desenvolve uma flor de quase um metro de diâmetro que pode pesar mais de 10 quilos. A flor alimenta-se de insetos que ficam presos em uma substância pegajosa produzida por ela, a espécie é natural das ilhas de Sumatra e Bornéu, na Indonésia e recebeu o apelido apropriado de flor-monstro: além do líquido pegajoso, a flor tem.

uma outra característica peculiar, o de possuir um aroma pestilento (alguns dizem que tem cheio de carne podre) que também serve para atrair insetos e desta forma polinizar-se.

Ademais é uma planta parasita que sobrevive retirando nutrientes das raízes de uma árvore chamada Tetrastigma. Ela não faz a fotossíntese, não tem folhas, caule ou raiz. O corpo da planta é composto apenas por uma rede de pequenos vasos conectados à planta hospedeira. Sua flor, que pode demorar até um ano para desabrochar, é essencial para a propagação da espécie já que as grandes pétalas possuem muito mais osmóforos, células produtoras de perfume para atrair as moscas que polinizam a flor.

O mesmo "perfume" que seduz as moscas afasta qualquer observador. Não é à toa que o fedor de carniça exalado pela Rafflesia tenha lhe rendido outro apelido: lírio-podre.

Fonte: Metamorfose Digital



WhatsApp: (11) 9 7778 9519
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google