(11) 9 9191 6085
Fale conosco
Login
Cadastre-se
E-mail
Senha
Esqueci minha senha
Você está em: Página inicial / Matérias: / Filosofia / A Maçonaria
Simbolo da Maçonaria

Matéria: A Maçonaria

Autor - Fonte: Não informado
Indique esta página para um amigo

Ir para a página:

... é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si". Sendo uma associação iniciática utiliza diversos símbolos, de entre estes alguns são conhecidos. Cada Loja Maçónica é composta pelo Venerável Mestre (ou Presidente),
ue preside e orienta as sessões, ...

pelo Primeiro Vigilante, que conduz os trabalhos e trata da organização e disciplina em geral e pelo Segundo Vigilante, que instrui os aprendizes.

O Orador, que sumariza os trabalhos e reúne as conclusões é coadjuvado pelo Secretário, que redige as actas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a loja e a obediência e junto com o Venerável Mestre encontram-se a Oriente conjuntamente com o Venerável Mestre. O Mestre de Cerimônias, que introduz os irmãos na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimônias de iniciação, o Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira e por fim o Guarda do Templo (que nalguns Ritos e lojas é só externo noutros é externo e interno e ainda noutros ambos são ocupados por irmãos diferentes) e que vela pela entrada do Templo são outros oficiais igualmente importantes. Os cargos do Venerável Mestre ao Secretário são chamados as luzes da oficina.

Origens

A maçonaria universal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de representações e símbolos.

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelos maçons nas suas Lojas (Lodges), alguns autores dizem que a palavra é mais antiga e teria origem na expressão copta Phree Messen (Franco-maçon), cujo significado é "filhos da luz".

Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem lhe extrair forma ou polimento e o Freemason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

A maçonaria simbólica compreende três graus;

Aprendiz - é o primeiro grau da maçonaria simbólica. O Aprendiz necessita obter conhecimento e trabalhar simbólicamente o suficiente para poder passar ao grau de Companheiro, adquirindo deste modo o conhecimento o neófito vai se elevando nos estudos dos graus da maçonaria.

Tradicionalmente, durante todo o tempo que se está no estado de Aprendiz não lhe é permitido falar em Loja só o fará em momento oportuno e em algumas Obediências Maçônicas apenas só quando for Companheiro.

Companheiro - é o segundo grau da maçonaria simbólica. Situa-se entre o Aprendiz (primeiro grau de uma loja) e o de Mestre (terceiro grau de uma loja). O grau de companheiro é símbolicamente voltado para a importância que o trabalho tem na formação do homem e da humanidade. Como é um degrau intermédio e não original da maçonaria, as suas atribuições, sejam a nível de utilização ritual ou de aprendizado símbolico, variam significativamente conforme a obediência maçônica ou o rito adotado pela loja que este frequenta.

Mestre - é o terceiro grau da maçonaria simbólica. Situa-se depois dos graus maçônicos de Aprendiz e de Companheiro. É o último grau da maçonaria simbólica e que pode ser atribuído em lojas simbólicas.

A maçonaria, como a conhecemos hoje, segundo o Dicionário da Maçonaria, de Joaquim Gervásio de Figueiredo, no verbete Franco-maçonaria, "foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres". O termo maçon, segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer `pedreiro`, e do alemão metz, `cortador de pedra`. A origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito; ao culto a Mitra, vindo até a Ordem dos Templários e a Fraternidade Rosa Cruz. Em 1723, O Rev. Anglicano James Anderson publicou as Constituições da Maçonaria, sendo até hoje documentos universalmente aceites como base de todas as lojas maçônicas.

Os ritos compostos por procedimentos ritualísticos, são métodos utilizados para transmitir os ensinamentos e organizar as cerimónias maçônicas.

De entre os principais, praticados no Brasil, destacam-se:

Rito Escocês Antigo e Aceito

O Rito Escocês Antigo e Aceito ou R.•.E.•.A.•.A.•. é um Rito dentro da Maçonaria, que deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia. Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram (lenda base da Maçonaria simbólica) julga-se que alguns dos ritos descritos eram praticados por outras ordens secretas existentes em França como os Martinistas, na Alemanha como os Illuminatti ou os Rosa-Cruz e na Escócia como os Templários (estes refugiados nesse país depois da sua perseguição nos Grêmios ou Lojas da classe profissional dos Pedreiros Livres aí existentes). O rito é composto de três graus simbólicos e trinta filosóficos.

Existe muita controvérsia sobre a influência templária no R.•.E.•.A.•.A.•., mas os mais atuais estudos, feitos por Nicola Aslan e José Castellani em seus diversos livros, nos dão conta de que o templarismo não influenciou o R.•.E.•.A.•.A.•. propriamente dito mas sim ao Rito de Perfeição ou de Heredom, sob a pena de Andrew Ramsay, cavaleiro escocês que protagonizou a criação deste rito em solo francês, ocasião em que proferiu dois discursos de grande rep...

Ir para a página:

Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este materia:
Nome:
Comentário:
CAPTCHA Image   Reload Image
Digite as letras abaixo:

Tribulus TerrestrisTribulus Terrestris tem sido amplamente utilizada no suporte da função sexual saudável. Contém compostos ativos para aumentar os níveis de testosterona...
Maca PeruanaO ginkgo biloba é uma substância benéfica para o cérebro, memória, impotência, zumbidos, vertigens, tonturas, microvarizes, úlceras, cansaço...
Fale Conosco
(11) Celular: Tim 9 9191 6085
WhatsApp: 5511 9 9191 6085

Busca Google