(11) 9 8104 7797
Fale conosco
Login
Cadastre-se
E-mail
Senha
Esqueci minha senha
Você está em: Página inicial / Matérias: / Filosofia / A Maçonaria
Simbolo da Maçonaria

Matéria: A Maçonaria

Autor - Fonte: Não informado
Indique esta página para um amigo

Ir para a página:

... é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si". Sendo uma associação iniciática utiliza diversos símbolos, de entre estes alguns são conhecidos. Cada Loja Maçónica é composta pelo Venerável Mestre (ou Presidente), que preside e orienta as sessões, ...

pelo Primeiro Vigilante, que conduz os trabalhos e trata da organização e disciplina em geral e pelo Segundo Vigilante, que instrui os aprendizes.

O Orador, que sumariza os trabalhos e reúne as conclusões é coadjuvado pelo Secretário, que redige as
ctas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a loja e a obediência e junto com o Venerável Mestre encontram-se a Oriente conjuntamente com o Venerável Mestre. O Mestre de Cerimônias, que introduz os irmãos na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimônias de iniciação, o Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira e por fim o Guarda do Templo (que nalguns Ritos e lojas é só externo noutros é externo e interno e ainda noutros ambos são ocupados por irmãos diferentes) e que vela pela entrada do Templo são outros oficiais igualmente importantes. Os cargos do Venerável Mestre ao Secretário são chamados as luzes da oficina.

Origens

A maçonaria universal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de representações e símbolos.

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa "construção". Esta construção é feita pelos maçons nas suas Lojas (Lodges), alguns autores dizem que a palavra é mais antiga e teria origem na expressão copta Phree Messen (Franco-maçon), cujo significado é "filhos da luz".

Na Idade Média havia dois tipos de pedreiros; o rough mason (pedreiro bruto) que trabalhava com a pedra sem lhe extrair forma ou polimento e o Freemason (pedreiro livre) que detinha o segredo de polir a pedra bruta.

A maçonaria simbólica compreende três graus;

Aprendiz - é o primeiro grau da maçonaria simbólica. O Aprendiz necessita obter conhecimento e trabalhar simbólicamente o suficiente para poder passar ao grau de Companheiro, adquirindo deste modo o conhecimento o neófito vai se elevando nos estudos dos graus da maçonaria.

Tradicionalmente, durante todo o tempo que se está no estado de Aprendiz não lhe é permitido falar em Loja só o fará em momento oportuno e em algumas Obediências Maçônicas apenas só quando for Companheiro.

Companheiro - é o segundo grau da maçonaria simbólica. Situa-se entre o Aprendiz (primeiro grau de uma loja) e o de Mestre (terceiro grau de uma loja). O grau de companheiro é símbolicamente voltado para a importância que o trabalho tem na formação do homem e da humanidade. Como é um degrau intermédio e não original da maçonaria, as suas atribuições, sejam a nível de utilização ritual ou de aprendizado símbolico, variam significativamente conforme a obediência maçônica ou o rito adotado pela loja que este frequenta.

Mestre - é o terceiro grau da maçonaria simbólica. Situa-se depois dos graus maçônicos de Aprendiz e de Companheiro. É o último grau da maçonaria simbólica e que pode ser atribuído em lojas simbólicas.

A maçonaria, como a conhecemos hoje, segundo o Dicionário da Maçonaria, de Joaquim Gervásio de Figueiredo, n...

Ir para a página:

Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este materia:
Nome:
Comentário:
CAPTCHA Image   Reload Image
Digite as letras abaixo:

Fale Conosco
(11) Celular: Tim 9 9191 6085
WhatsApp: 5511 9 9191 6085

Busca Google