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Rosa Mística

Matéria: Meditação da Rosa Mística

Autor - Fonte: Osho

Esta meditação foi criada por Osho em 1988 e desde então ela tem sido conduzida em grupos na Osho Commune International, em Puna, e em muitos Centros de Meditação Osho ao redor do mundo. Ela compreende uma semana de riso, uma semana de choro e uma semana de silêncio e observação, sempre com a duração de 3 horas por dia.

Mas essa meditação também pode ser feita individualmente ou com amigos em seu próprio espaço, durante 21 dias, com a duração de 1 hora por dia, de acordo com as seguintes instruçôes, conforme descrito no livro Meditação: Primeira e Última Liberdade, de Osho, editado em português pela Shanti Editora:

1 - Instruções para o riso
O riso autêntico não tem motivo algum. Ele simplesmente surge em você, como uma flor se abrindo em uma árvore. Ele não tem razão alguma, nenhuma explicação racional. É misterioso; daí o símbolo da rosa mística.

Por sete dias, comece gritando "Yaa-Hoo" (pronuncia-se iá-ruuu!) algumas vezes, e então apenas ria, sem qualquer razão absolutamente, por 45 minutos. Você pode ficar sentado ou deitado. Algumas pessoas acham que deitar de costas ajuda a relaxar os músculos do estômago e permitir a energia mover-se mais facilmente. Algumas pessoas acham que cobrir-se com um lençol e segurar as pernas no ar ajuda a soltar o riso, a criança risonha dentro delas.
A ênfase está no encontrar seu riso interior, seu riso absolutamente sem qualquer motivo Assim, geralmente, seus olhos ficam fechados. Mas um contato de olhos com amigos, para despertar o riso também é bom.
Deixe o seu corpo rolar de um modo leve e brincalhão, com a inocência da criança dentro de você, e permita-se rir com totalidade.
Às vezes você se depara com bloqueios que estão presentes há séculos, impedindo-o de rir. Quando isso acontecer, grite "Yaa-Hoo" ou faça giberixe (sons sem sentido) até que o riso surja novamente.
No final desse estágio do riso, sente-se totalmente imóvel, com os olhos fechados, por alguns minutos. O corpo fica congelado como uma estátua, reunindo toda a energia no seu interior. Então relaxe: relaxe seu corpo completamente e permita que ele caia sem qualquer esforço ou controle. E quando você se sentir pronto, sente-se de novo, silenciosamente, observando, por 15 minutos.

2 - Instruções para as lágrimas
Uma vez que o riso tenha terminado, você se encontrará inundado de lágrimas, agonia. Mas esse também será um grande fenômeno de desopressão. Muitas vidas de dor e sofrimento desaparecerão. Se você puder se livrar dessas duas camadas, você terá se encontrado.

Na segunda semana, comece dizendo "Yaa-boo" (pronuncia-se iá-buuu!), suavemente, algumas vezes, e então simplesmente permita-se chorar por 45 minutos. Você pode deixar o quarto ligeiramente escurecido, para lhe ajudar a se mover dentro da sua tristeza. Você pode ficar sentado ou deitado. Feche os olhos e mova-se para dentro de todos os sentimentos que o fazem chorar.
Permita-se chorar de uma maneira realmente profunda, limpando e descarregando o coração. Sinta que a represa de suas dores e sofrimentos enclausurados está se arrebentando - deixe as lágrimas transbordarem. Se você se sentir bloqueado ou se sentir sonolento depois de chorar por algum tempo, faça giberixe. Balance um pouco seu corpo, para frente e para trás, ou diga "Yaa-boo" algumas vezes novamente. As lágrimas estão aí, apenas não as impeça.
No final do estágio do choro, a cada dia, sente-se totalmente imóvel por alguns minutos e então relaxe: relaxe seu corpo completamente e permita que ele caia sem qualquer esforço ou controle. E quando você se sentir pronto, sente-se novamente, silenciosamente, observando, por 15 minutos.

3 - Instuções para o observador nas colinas
Na terceira semana, sente-se em silêncio pelo período de tempo que você sentir confortável e, em seguida, dance com uma música suave que toque o seu coração.
Na primeira parte, você pode se sentar no chão ou usar uma cadeira. Sua cabeça e suas costas devem estar tão eretas quanto possível, os olhos fechados e a respiração natural.
Relaxe, esteja consciente, torne-se como um observador nas colinas, apenas testemunhando o que quer que esteja se passando. É o processo de observação que é a meditação. O que você está observando não é importante. Lembre-se de não ficar identificado ou perdido com o que quer que surja: pensamentos, sentimentos, sensações do corpo, julgamentos.
Depois de ter ficado sentado, vem a segunda parte: coloque uma música suave, da sua própria escolha, e dance. Permita que o corpo encontre o seu próprio movimento e continue observando enquanto você está se movendo e não se perca na música.

4 - Alguns pontos podem ajudar:
- Durante todo o período dos vinte e um dias, é me...

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