Whats: (11) 991916085
Você está em: Página inicial / Matérias: / Mestre Osho / Lembre-se de que tudo muda
Erozão

Matéria: Lembre-se de que tudo muda

Autor - Fonte: Osho
Indique esta página para um amigo

O sutra: Eis aqui a esfera de mudança, mudança, mudança.
Consumir a mudança através da mudança.
Este sutra diz que tudo é mudança: Eis aqui a esfera da mudança... Toda a filosofia de Buda está baseada neste sutra. Buda diz que tudo é um fluxo, mudando, não permanente, e que isso deve ser conhecido. A ênfase de Buda é tanta nesse ponto que toda a sua visão é baseada nisso. Ele diz: `Mudança, mudança, mudança: lembre-se disso continuamente`. Por que? Se você puder lembrar-se da mudança, o desapego desaparecerá. Como você pode estar apegado quando tudo está mudando?

Você olha para um rosto; ele é muito belo. Quando você olha para um rosto que é muito belo, existe uma sensação de que ele vai permanecer. Compreenda isso profundamente. Nunca espere que isso vá permanecer. Mas se você sabe que isso está mudando depressa, de que isso é belo neste momento e que pode ser feio no próximo, como você pode sentir algum apego? É impossível. Olhe para um corpo: ele está vivo; no próximo momento ele estará morto. Tudo é em vão, se você sentir a mudança. (...)

Este sutra é belo. Ele diz, consumir a mudança através da mudança. Mas Buda nunca diria essa segunda parte. A segunda parte é basicamente tântrica. Buda diria que tudo é mudança; sinta isso e então você não vai se agarrar a isso. E quando você não se agarra a isso, pouco a pouco, deixando tudo que muda, você cai dentro de si m
smo, no centro onde não há qualquer mudança. Simplesmente vá eliminando mudanças e você chegará ao não movimento, ao centro, o centro da roda. É por isso que Buda escolheu a roda como símbolo de sua religião: porque a roda move, mas o centro no qual ela move, permanece sem movimento. Assim a sansara - o mundo - move como uma roda. A sua personalidade move como uma roda e a sua essência mais interna permanece no centro em torno do qual a roda move. O centro permanece sem movimento.
Buda dirá que a vida é movimento. Ele concordará com a primeira parte do sutra. A seguinte, a segunda parte, é tântrica: consumir a mudança através da mudança. O Tantra diz: não abandone aquilo que está mudando; mova-se com isso. Não se agarre, mas mova-se. Por que ter medo? Mova-se com isso, viva isso. Permita que isso aconteça e mova-se com isso. Consuma a mudança através da mudança. Não fique com medo, não escape. Para onde você vai escapar? Como você pode escapar? Em todo lugar existe mudança. O Tantra diz que todo lugar é mudança. Para onde você vai escapar? Para onde você pode ir?

Para onde você for, a mudança estará lá. Todo escape é em vão, assim, não tente escapar. Então o que fazer? Não se agarre. Viva a mudança, seja a mudança. Não crie qualquer problema com ela. Mova-se com ela. O rio está fluindo, flua com ele. Nem mesmo nade. Deixe que o rio leve você. Não brigue com ele, não desperdice a sua energia brigando com ele, simplesmente relaxe. Esteja relaxado e mova-se com o rio.

O que acontecerá? Se você puder mover-se com o rio, sem qualquer conflito, sem qualquer direcionamento de sua parte, se a direção do rio é a sua direção, de repente você se tornará consciente de que você não é o rio. Sinta isso. Algum dia tente isso num rio. Vá lá, relaxe e permita que o rio leve você. Não brigue, torne-se o rio. De repente você perceberá que o rio está por toda volta, mas você não é o rio.

Brigando, você pode esquecer isso. É por isso que o Tantra diz, consumir a mudança através d a mudança. Não brigue. Não há necessidade, porque em você a mudança não consegue entrar. Assim, não fique com medo. Viva no mundo. Não tenha medo, porque em você o mundo não consegue entrar. Viva-o. Não escolha este caminho ou aquele.

Existem dois tipos de pessoas: uma que se agarra ao mundo de mudanças e outra que escapa. Mas o Tantra diz que isso ...

Ir para a página:

Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este materia:
Nome:
Comentário:
CAPTCHA Image   Reload Image
Digite as letras abaixo:

WhatsApp: (11) 991916085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google