Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Mestre Osho / Sannyas é uma Mudança de Paradigma
Mestre Osho

Matéria: Sannyas é uma Mudança de Paradigma

Autor - Fonte: Sw. Ashara


Parece que é difícil entender porque o Osho fala uma coisa hoje e o contrário dessa mesma coisa amanhã. É difícil entender porque ele “possuía” 93 Rolls Royces quando estava nos EUA e, quando voltou para a Índia, lhe perguntaram o que fazer com seus Rolls Royces que ficaram nos EUA, ele respondeu que nunca possuiu nenhum Rolls Royce.

Que loucura é essa? Isso é loucura ou tem algo mais aí que pode ser compreendido?

Bom, acho que pode ser compreendido, mas nunca por uma mente cartesiana. A mente cartesiana só consegue entender uma vida que se baseia em normas e mandamentos, em certo e errado. Ela divide, ela é dual.

Na verdade podemos dizer que a mente em si é cartesiana e somente alguém que foi além da mente pode entender a realidade holística, quântica, sistêmica ou multidimensional. É por isso que existem vários livros tentando explicar o “novo paradigma” e eles claramente se perdem porque se prendem à velha estrutura mental e acadêmica. O novo paradigma está além de qualquer pensamento acadêmico-cartesiano e nunca vai poder ser fechado num punhado de idéias pré-concebidas. O novo paradigma é sempre novo, vive no momento, no presente, está para além do tempo e do espaço. O novo paradigma não é algo que pode ser entendido racionalmente, é algo para ser vivido existencialmente.

Quando tomamos sannyas – tema desse boletim – Osho nos propõe um salto quântico, uma mudança de paradigma. Ele pr põe um saldo da cabeça para o coração, do paradigma mental-cartesiano para o paradigma quântico que a tudo inclui. A cabeça separa, o coração integra. E ele pede, na minha compreensão, que não paremos por aí, porque existe um outro salto, do coração para o Ser. Quem experimentou profundamente a meditação sabe do que estou falando: um estado além da mente e das emoções que abarca e integra tudo.

Sannyas é um salto quântico, uma verdadeira mudança de paradigma. E sei também, por experiência de trabalhar com pessoas como terapeuta, que essa mudança de paradigma não é algo tão fácil de ser compreendido, muito menos de ser vivido. A maioria das pessoas só ouviu falar que existe uma mudança acontecendo. Alguns sabem intelectualmente o que é, e outros - a grande maioria - ainda continua vivendo na idéia de certo e errado, de bom e mau, de preto e branco, isto é, no paradigma cartesiano. Somente quem de alguma forma experimentou a meditação pode entender que existe algo além do bom/mau, certo/errado, além de toda dualidade.

O Neo-Sannyas do Osho, na minha compreensão, é além de tudo isso e inclui tudo isso. Essa nova proposta de você mesmo escolher seu nome e se declarar “sannyasin do Osho” (parece contradição para uma mente cartesiana) é um grande salto, pois é uma declaração de que você é o verdadeiro e único responsável pela sua vida, pela sua missão na terra, pelas suas escolhas ou não-escolhas. E o sannyas abre espaço para você entender também que num plano mais amplo é a própria existência quem decide. Ela decide até a hora do seu nascimento e da sua morte. Decide se você vai viver saudável ou vai pegar uma doença. Decide se seu time vai perder ou vai ganhar. O que você pode fazer com relação a tudo isto? Resposta: aceitar ou não aceitar. Se você não aceita, você sofre, se você aceita, você pode se tornar parte dessa imensa consciência existencial e viver em êxtase. Nesse “sim” à existência você se torna um sannyasin... Nesse estado você é um sannyasin da existência. Osho aqui é sinônimo de existência.

Estamos vivendo um novo momento na consciência do neo-sannyas do Osho, do nosso sannyas. Não sinto que as mudanças, descritas neste Boletim partem da viagem de ego de alguns sannyasins do Osho International Resort, na Índia. Acho que é um golpe existencial, um porrete zen para acordar-nos um pouco mais. Muitos de nós caíram no sono e sonharam que se iniciaram no sannyas. Agora vem uma nova onda perguntando: “o que você está fazendo com sua vida? O que você está fazendo com a sua possibilidade de se tornar zorba-o-buda? Você já sugou tudo o que seu sannyas poderia lhe dar? Saia dessa viagem de achar que tendo um nome de sannyas você é alguém especial e merece se iluminar! Etc, etc.

É, meus queridos amigos e discípulos do Osho, parece que fomos chacoalhados novamente e um novo momento está nascendo. Uma nova possibilidade e como sempre está vindo de uma consciência além da mente, uma consciência oceânica, que ainda gosto de chamar simplesmente de Osho.


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google