Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Mestre Osho / Interdependência É Nossa Realidade
Mestre Osho

Matéria: Interdependência É Nossa Realidade

Autor - Fonte: Osho

TODA A ECOLOGIA ao redor da terra está sendo destruída. Mas a vida não existe como ilhas isoladas: Nem um único homem é uma ilha - tudo está interligado.

Você tem ouvido estas duas palavras, dependência e independência. Ambas são irreais: A realidade é interdependência. Somos todos tão interdependentes um do outro, não apenas um homem de outro homem, não apenas uma nação de outras nações, mas árvores e homem, animais e árvores, pássaros e o sol, a lua e os oceanos - tudo está interligado. E a humanidade do passado nunca pensou sobre isso, que ela é um cosmos. Eles continuam pensando em termos de tomar tudo separadamente. Era impossível para os povos do passado pensar que homens e árvores estão conectados, que eles são interdependentes.

Você não pode viver sem as árvores e nem as árvores podem viver sem você. Mas é muito tarde - árvores de cem anos de idade, de duzentos anos de idade, até de mil anos de idade foram destruídas e cortadas para criar mais papel para todo tipo de jornais estúpidos sem nunca levar em consideração o que você está fazendo. Você não poderá repor estas árvores.

Nepal, um dos países mais pobres do mundo, não tem nada exceto os eternos Himalaias e densas florestas, antigas e velhas. Então eles venderam suas florestas para diferentes países. Esta é a única mercadoria que eles têm para vender. Nos últimos trinta anos, metade das árvores do Nepal desapareceu - e para os próximos trinta anos a União Soviética comprou os direitos do que restou da floresta. E eles não estão cortando árvores à maneira antiga, com um machado, mas por técnicas bem modernas para que em um só dia, centenas de árvores desaparecem - milhas de terras tornam-se desertos.

Estas árvores têm evitado os rios dos Himalaia descerem com muita força; elas diminuíam o fluxo d`água. Quando as águas atingiam Bangladesh, onde elas se encontravam com o oceano, a quantidade de água era exatamente o que o oceano podia absorver. Mas agora aquelas árvores desapareceram - os rios estão fluindo com uma força tal e com tal quantidade de água que o oceano não tem como absorvê-las prontamente.

E todo ano Bagladesh está sofrendo grandes inundações, estranhas inundações, rios fluindo para trás porque o oceano não pode aceitar às águas.

Elas destroem todas as plantações de Bangladesh. Bangladesh é pobre e estas inundações estão matando milhares de pessoas, milhares de animais, destruindo milhares de casas. E agora Bangladesh não pode fazer nada. Está além de seu poder dizer para o Nepal, "Por favor, não corte as árvores."

Em primeiro lugar, mesmo se o Nepal parasse de cortar as árvores, o mal já está feito. E em segundo lugar, O Nepal não pode parar de cortar as árvores. Elas foram vendidas pelos próximos trinta anos; e já recebeu o dinheiro, para sobreviver.

Um tipo de situação similar existe em muitas áreas no mundo.

As florestas tropicais do mundo estão desaparecendo a uma taxa de dezoito a vinte milhões de hectares por ano - uma área do tamanho de metade da Califórnia e a Califórnia é um dos maiores estados da América. Dentro dos próximos vinte a trinta anos, todas as florestas tropicais estarão exterminadas; e as implicações são tremendas porque estas florestas estão suprindo você de oxigênio e vida. Se estas florestas desaparecerem na velocidade em que estão desaparecendo, a humanidade estará em dificuldades para encontrar oxigênio - de onde?

E por outro lado, todo dióxido de carbono que você exala, estas florestas inala. Se estas florestas não estiverem mais lá...já existe muito dióxido de carbono continuamente acumulado na atmosfera e seus efeitos estão sendo sentidos por toda parte sobre a terra. E devido ao dióxido de carbono, a temperatura da atmosfera está aumentando. Já está algum grau acima da média normal.

Se a temperatura continuar crescendo, como é a possibilidade, porque ninguém está se importando - árvores estão sendo cortadas, sem nenhum entendimento, para coisas inúteis; para jornais de terceira categoria você está destruindo vida - existe a possibilidade de o eterno gelo dos Himalaia começarem a derreter, o que nunca aconteceu antes. Então todos os oceanos ficarão vinte pés mais altos e afogarão todas as cidades costeiras - por exemplo, Nova York, Londres, São Francisco, Amsterdã, Bombaim e Calcutá.


Durante os próximos doze anos, a população do mundo deverá crescer de trinta a quarenta por cento, de cinco para sete bilhões de pessoas.


Apenas este crescimento populacional irá requerer o dobro de água em quase metade do mundo e não temos essa quantidade de água para beber. Comida é outra coisa...

Somado a isso, o relatório das Nações Unidas diz que globalmente, seis milhões de hectares de terras de fazendas e pastagens por ano estão se degradando a condição de desertos e vinte milhões de hectares por ano es...

Ir para a página:


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google