Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Mestre Osho / Preparando as Pessoas para o Poder
Preparando as Pessoas

Matéria: Preparando as Pessoas para o Poder

Autor - Fonte: Osho

AS PESSOAS PRECISAM ser preparadas para exercer o poder
Agora mesmo, até agora, por milhares de anos ninguém nunca foi preparado. Se alguém vai ser um boxeador, você não pode simplesmente empurrá-lo para o ringue e dizer: ”Lute!” Ele precisa aprender. Se alguém vai se tornar um esgrimista, levará anos. Do contrário, ele nunca saberá nem mesmo como segurar a espada – usá-la e lutar com ela será impossível. Primeiro ele terá que aprender como retirá-la da bainha, como segurá-la. Precisa de treino. Você não entrega uma guitarra para alguém que nunca viu o instrumento antes e espera que ele seja um Amadeus Mozart ou um Ravi Shankar.

Então a culpa é sua.

Estas pessoas que estão no poder, você as treinou? Alguém já pensou que estas pessoas que terão tanto poder precisam de certas qualidades para que não abusem do poder? Não é culpa delas.

Desse modo, eu proponho dois institutos em cada universidade. Um instituto é para a desprogramação. Qualquer um que conseguir um diploma de graduação terá primeiro de obter um certificado de purificação emitido pelo instituto de desprogramação – o qual significa que você foi desprogramado como um Cristão, como um Hindu, como um Alemão, como um Americano, como um Comunista, como um Maometano, como um Judeu ou de qualquer outro rótulo que você tinha. Todo o lixo foi removido porque esse tem sido nosso problema.

E quando você acreditou em alguma coisa por cinqüenta ou sessenta anos e ubitamente, digo que isto é uma bobagem, você ficará aborrecido, você irá resistir, porque isso significa que você foi um estúpido por sessenta anos. Mas se você for corajoso e inteligente, ainda tem tempo de cair fora da rotina.

Minha religiosidade não é outra coisa senão a ciência da desprogramação.

E lembre-se, não se deixe enganar com a “desprogramação” que existe na Califórnia – eles são re-programadores! Alguém estava escapando do Cristianismo, eles o trazem de volta para o Cristianismo – e você chama isso desprogramação?

Desprogramação significa que você fica sem nenhum programa. Sem religião, raça, casta, nacionalidade...você é deixado só para ser você mesmo – para ser um indivíduo.

E quatro anos é tempo suficiente. A desprogramação não leva muito tempo, apenas algumas horas por mês durante quatro anos e você será desprogramado. E você não obterá nenhum certificado do instituto educacional a menos que você seja declarado pelo instituto de desprogramação que; “Este homem não carrega mais nenhum rótulo, ele agora é um simples ser humano”.

O segundo instituto será um instituto de meditação, porque somente a desprogramação não é suficiente. A desprogramação remove todo o lixo de você – e é difícil ficar vazio, você começará a juntar lixo novamente. Você não tem como, por si mesmo, aprender como viver alegremente com seu vazio, mas esta é toda a arte da meditação.

Desse modo, esse instituto lhe dará uma meditação simples. Não há necessidade de nenhuma complexidade, universidades, os intelectuais tendem a tornar as coisas complexas. Um método simples de apenas observar sua respiração é suficiente, mas todos os dias, por uma hora, você terá que ir ao instituto.

Você apenas senta-se em silêncio e testemunha seu processo mental, enquanto mantém sua atenção na respiração.

Nada precisa ser feito. Apenas seja uma testemunha, um observador, olhando para o tráfego de sua mente – pensamentos passando, desejos, memórias, sonhos, fantasias. Simplesmente mantenha-se separado, calmo, sem nenhuma condenação, nenhuma avaliação. Uma vez que você pega o jeito, isso se torna a coisa mais simples do mundo.

Sobre meditação – algumas coisas essenciais para ser relembradas: Primeiro é o estado relaxado – nenhuma luta, nenhum controle, nenhuma concentração. A segunda é observação – testemunhe o que quer que esteja acontecendo dentro de você. E a terceira coisa é, não tenha nenhum julgamento ou avaliação quanto a isso. Apenas seja um observador.

O corpo muda, a mente muda, as emoções mudam – somente a testemunha permanece a mesma.

Com a prática do testemunhar, você perceberá que a nuvem de pensamentos e de emoções começará muito lentamente a se dispersar e o vasto céu azul de seu ser interior surgirá – você terá um sabor de ir além do complexo corpo-mente-coração. Uma vez que você tenha experimentado esse estado, você provou da meditação e meditação é paz, meditação é alegria – meditação é preenchimento.

Assim, por um lado, o instituto de desprogramação lhe purifica, lhe esvazia, torna você um vácuo – por outro lado, o instituto de meditação lhe ajuda a desfrutar de seu nada, de seu vazio, de seu vácuo interior – sua pureza, sua frescura. E como você começa a desfrutá-lo, você começa a sentir que isso não é absolutamente vazio, está repleto...

Ir para a página:


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google