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mente que não para de pensar

Matéria: A mente que não pára como aquietá-la

Autor - Fonte: André Lima
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Observe o estado em que nós vivemos de inquietação mental constante. Até na hora de dormir, a mente viaja em pensamentos pouco produtivos sobre o que fizemos durante o dia ou sobre o que deverá ser feito no dia seguinte. Algumas vezes, pode-se remoer uma briga ou fato desagradável ocorrido. Mas não seria essa a hora de descansar? Por que continuar com o diálogo mental incessante? Seria bom que pudéssemos simplesmente desligar a mente nesses momentos para termos um repouso profundo, pois de nada adianta ficar pensando na hora do descanso.

O pensamento excessivo apenas consome a nossa energia e torna o nosso repouso pouco restaurador. Só que tudo isso é um processo involuntário. Da forma como vivemos hoje, na maior parte do tempo, somos usados pela mente ou invés de a usarmos quando temos vontade. Essa ordem está invertida. A mente deveria ser uma ferramenta que servisse apenas para nos auxiliar. Mas parece que ela é quem dirige a nossa vida, e só de vez em quando é que interferimos voluntariamente para mudar o rumo dos pensamentos.

Não parece estranho viver dessa forma? Pode parecer que seja normal, afinal de contas, todo mundo que você conhece vive nesse estado de inquietação mental e pensamentos incessantes a vida inteira.

Estamos conversando com alguém e nossa mente faz mil comentários, às vezes, deixamos até de prestar atenção no que estamos ouvindo para ouvir o nosso próprio diálogo mental. Estamos no trânsito e nossa mente fica i
quieta com a lentidão querendo chegar logo ao destino pensando em tudo que temos ainda por fazer, e que está demorando muito, que vamos perder tal coisa... Esses pensamentos trazem apenas estresse físico e emocional e certamente não fazem o trânsito andar mais rápido, nem resolve o que não podemos resolver por estarmos presos. É uma total perda de tempo e energia.

Pense como seria bom se a nossa mente ficasse mais quieta e serena. Na hora de dormir, você aproveitaria o sono 100% e acordaria revigorado. Na hora do engarrafamento, você se sentiria em paz, pois não há nada que você possa fazer a não ser esperar, e você ficaria tranqüilo com essa idéia. Alias, todas os momentos de espera seriam aguardados em paz. Ao ouvir alguém, ou uma palestra, você estaria 100% atento às palavras, ficando mais presente naquele momento podendo absorver o conteúdo com muito mais facilidade. Ao ter um problema para resolver, sua mente se ocuparia com os pensamentos para buscar a solução somente nos momentos convenientes e adequados. Na hora do lazer, você estaria 100% aproveitando o lazer, sem que a mente voltasse se ocupar com o problema.

Viver nesse estado é possível, embora não seja comum. Podemos no aproximar dessa forma de viver, desse estado de consciência através de técnicas de meditação. Existem centenas delas.

As emoções bloqueadas que temos do passado (mágoas, culpas, medos, tristezas, frustrações e etc...) contribuem para o estado de inquietação interior ao qual chamamos de "ansiedade". Preocupações com situações presentes e situações futuras (às vezes apenas imaginárias) também provocam ansiedade. A mente é, então, afetada de forma direta, os pensamentos ficam acelerados e surgem em grande quantidade.

Ao nos aplicarmos *EFT (técnica para auto-limpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo), dissolvemos a energia das emoções bloqueadas do passado, bem como a energia associada as situações do presente e futuro. O resultado disso é que os pensamentos perdem a força, a ansiedade diminui, e a mente fica mais calma e serena. Ficamos mais "presentes". E o que significa ficar mais presente? Significa fazer cada atividade de forma focada, sem que a mente saia involuntariamente pensando no passado, ou no que se tem que fazer depois. Significa ficar em paz consigo mesmo em todos os momentos, mesmo quando estamos aguardando alguém, no engarrafamento, ou a noite na cama.

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