Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / Motivacional / Amplie sua percepção para encontrar as respostas
Percepção

Matéria: Amplie sua percepção para encontrar as respostas

Autor - Fonte: Caio Cesar Santos


Sabe aqueles momentos em que tudo conspira a favor: você está motivado, com tesão de encarar os desafios do dia a dia e cria as oportunidades para realizar seus objetivos? O que cria esta condição em nossa vida?

Em linhas gerais, podemos considerar três grandes cenários:
O que eu fiz para merecer isso? (vida arrastada e sofrida)
Em time que está ganhando não se mexe. (zona de conforto)
Eu vou à luta para seguir meu propósito! (criação e evolução)
Em qual dos três cenários você se encontra hoje?

Uma palavra-chave que pode ajudar a construir a realidade que você deseja para sua vida é: "alinhamento".

Alinhamento consiste em saber para onde você quer ir (propósito), respeitar seus valores essenciais ao longo do caminho, ter crenças, emoções e ações alinhadas com seu objetivo.

Mas como definir qual caminho seguir? Como saber se estou no caminho certo? No livro "A Visão Integral", Ken Wilber descreve um modelo muito interessante para aumentar nossa percepção sobre nossas escolhas na vida.

Para compreender melhor este conceito, utilizei o modelo para criar a figura a seguir. Ela ilustra os pontos de vista que devem ser considerados para que você siga o seu propósito de forma "integral":





Esta figura é dividida em quatro quadrantes:


O superior esquerdo é o "Universo do Eu": aqui eu trabalho as minhas crenças, emoções, pensamentos, medos, limitações, como equilibrar o racional, emocional e espiritual nos 3 corpos: Físico, Mental e Espiritual.
O inferior esquerdo é o "Universo do Nós": trata dos relacionamentos, cultura e valores do ambiente coletivo levando-se em consideração o meu ponto de vista, do grupo que escolhi pertencer e das pessoas em geral (mundo).
O superior direito é o "Universo da Ciência": a partir daqui a visão deixa de ser do "interior" e passa a ser de fora para dentro, do "exterior". É a visão da ciência que foca em nossas habilidades, técnicas, conhecimentos práticos, formação e competência (intelectual, emocional e espiritual) para realizar o que nós nos propusermos a fazer. Neste quadrante, são considerados nossos corpos energéticos: o corpo físico (grosseiro), o corpo sutil (como quando estamos sonhando) e o corpo causal, que acessamos com a expansão da consciência para crescer e ampliar a percepção.
O inferior direito é o "Universo das Ciências que estudam o Coletivo": Nesta abordagem utilizei a visão do Mercado para o "negócio" que eu pretendo desenvolver seguindo o meu propósito. Qual é a estratégia de preço, produto ou serviço, posicionamento, público-alvo, concorrentes, ameaças e oportunidades levando-se em consideração o grupo a que escolhi pertencer, a nação e o mundo?
Claro que isto é apenas uma visão geral, mas fazendo este questionamento com uma percepção ampliada você poderá dar o primeiro passo para criar uma estratégia de vida alinhada com uma "visão integral" e ficar consciente para não levar a vida no piloto automático.

Forte abraço e ótima semana!


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google