Whats: (11) 991916085
Você está em: Página inicial / Matérias: / De Autoajuda / O seu lugar no universo
O seu lugar no universo

Matéria: O seu lugar no universo

Autor - Fonte: Flávio Bastos
Indique esta página para um amigo

Expansão e condicionamento são conceitos antagônicos, mas que explicam as tendências da natureza humana. Condicionar é adaptar-se às condições pré-estabelecidas através da visão praticista da vida, baseada no uso da razão materialista. Enquanto expandir a mente significa não se limitar a conceitos existentes, mas estar com a mente aberta, receptiva às novas idéias e descobertas, sejam elas cientificamente comprovadas ou não. Ou seja: expandir é alargar a visão do mundo e da vida além da razão materialista.

Na tendência condicionada, nos tornamos pessoas que seguem regras, normas e a ética aplicadas ao convívio social, que são imprescindíveis para a vida em sociedade. Na tendência expansivista, a visão de vida alarga-se além dos "horizontes" das nomenclaturas, condicionamentos sociais e interesses particulares.

Quando predomina a tendência condicionada, nos tornamos tradicionais e óbvios, pois seguimos a "cartilha" das convenções sociais sem o desenvolvimento do senso crítico e investigativo, responsável pela busca de respostas que são necessárias à expansão da consciência.

Por outro lado, quando a tendência é exageradamente expansivista, negligenciamos prioridades que nos ligam à necessidade de sobrevivência e de progresso material por intermédio da interação social.

Se existissem somente pessoas condicionadas, o nosso mundo "real e utópico" evoluiria muito pouco. Não teríamos as idéias, inspirações e motiva
ões que aceleram o processo das descobertas e invenções nas áreas das ciências, das artes e do espírito investigativo que transcende o campo da dimensão física.

Se a maioria da população terrestre fosse de pessoas expansivistas, careceríamos da necessidade de apego às questões básicas que nos ligam à estrutura familiar e social. Isto é: com a cabeça no "alto" de nossas criações, reflexões, divagações e buscas, esqueceríamos que os pés precisam estar no "chão" de um planeta que exige a luta pela sobrevivência.

Registros históricos da Idade Média nos informam que foi no evento de "caça às bruxas" que tudo começou, no sentido de impedir que as mentes abrissem para a expansividade. O trauma da Inquisição, gerado pela imposição do Santo Ofício que determinou que a partir de tal data todas as pessoas fossem "condicionadas" a cumprir normas de conduta em sociedade, resultou em séculos de inibição, desmotivação e bloqueio em mentes de tendência expansivista. O trauma, de uma certa forma, persiste - e insiste - até hoje através da visão unilateral que associa a existência humana às circunstâncias da realidade física.

Contudo, a partir da extinção do Santo Ofício e, por força das transformações anunciadas para o terceiro milênio, muitas mentes começam a expandir em busca de respostas que superem a visão unilateral da vida sobre o planeta Terra.

As últimas descobertas nas áreas da Fìsica e da Astronomia informam que, independentemente do homem, a vida segue o seu curso natural no cosmos. Há muito tempo deixamos de ser o "centro do universo", como se seres alienígenas exterminadores estivessem interessados no nosso planeta, ou se forças sobrenaturais ou extraterrestres, estivessem conspirando contra interesses das consideradas superpotências da Terra. A ciência, a filosofia e o estudo profundo de nossa natureza espiritual, aos poucos, começa a encontrar o nosso lugar no cosmos. Lugar que precisa afirmar identidade com o processo de expansão do universo...

O certo é que, queiramos ou não, cada vez mais, mentes humanas sintonizam com o cosmos em busca de respostas para a interdimensionalidade da vida. Mentes em constante expansão tem sido responsáveis pelo avanço tecnológico e pelas pesquisas de natureza espiritual que irão contemplar, num futuro próximo, cência e espiritualidade irmanadas em benefício do homem.

E nesse jogo real entre condicionar ou expandir, ao não...

Ir para a página:

Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este materia:
Nome:
Comentário:
CAPTCHA Image   Reload Image
Digite as letras abaixo:

WhatsApp: (11) 991916085
Política de Privacidade
Busca Google