Whats: (11) 991916085
Login
Cadastre-se
E-mail
Senha
Esqueci minha senha
Você está em: Página inicial / Matérias: / De Autoajuda / Inteligência moral
Inteligência moral

Matéria: Inteligência moral

Autor - Fonte: Flávio Bastos
Indique esta página para um amigo

Sabemos que em sua trajetória evolutiva, o intelecto do homem encontra-se à frente de seu crescimento à nível moral. Possívelmente esteja neste detalhe, que parece sem importância aos olhos do imediatismo e da superficialidade, o ponto crucial do desequilíbrio em todas as formas de relações humanas no âmbito da sobrevivência e, principalmente, da competitividade.

Independentemente dos traços de caráter que o homem traz de suas sucessivas vivências, ele terá sempre mais uma oportunidade de encontrar-se consigo mesmo através da reforma moral (íntima) de que tanto necessita. Porque é somente desta forma que conseguirá, gradativamente, erradicar a dor e o sofrimento de suas experiências na matéria.

O homem é um ser vocacionado para a genialidade. Já deu provas desta capacidade intelectual através de vários representantes, que com suas inestimáveis contribuições, fizeram alavancar o conhecimento científico, artístico e religioso sob a face da Terra. No entanto, falta-lhe algo de extrema importância sob o ponto de vista filosófico e espiritual: a lacuna, o distanciamento que insiste em permanecer entre o avanço intelectual e o desenvolvimento moral, porque são em expressivo número os seres dotados de significativo potencial de inteligência que, ao desorientarem-se moralmente, perdem-se no lamacento labirinto de suas próprias imperfeições.

Tanto no atendimento consultorial quanto na experiência de contatos com o irmão encarnado ou de
encarnado que recorre ou é levado à casa espírita para atendimento ou orientação, temos observado a ebulição de seus conflitos internos em perfeita sintonia com essa linha imaginária e divisória que separa o progresso humano no sentido do seu desenvolvimento integral (bio-psico-sócio-espiritual).

E o grande desafio do homem, a partir do século em curso, é diminuir esta diferença no sentido de tornar, futuramente, uma virtude interligada. Mas, para isso, o homem tem que começar a direcionar o seu potencial intelectual para dentro de si mesmo, descobrindo as suas verdades que são as verdades de seus semelhantes. E, ao descobri-las através do silêncio da paz interior que não emana do intelecto, e sim do coração, perceberá quanto tempo perdeu com a energia do orgulho, do egoísmo, da vaidade e da ambição. Perceberá o quanto, durante séculos a fio, foi mesquinho em usar a inteligência em benefício da satisfação de seu próprio ego.

O homem evoluiu muito nos últimos dois mil anos com o surgimento de religiões que abriram mentes e despertaram consciências para a sua natureza transcendente, como o budismo e o cristianismo reencarnacionista. Contudo, precisará evoluir muito mais ainda, pois, apesar de todo o avanço tecnológico, ainda não libertou-se completamente da barbárie dos tempos obscuros da Idade média, porque os espíritos que reencarnavam naquela fase da história da humanidade, de uma certa forma continuam reencarnando nos dias atuais, e trazendo consigo os traços de caráter que,
pelo uso da força, ascenderam ao poder.

Portanto, é chegado o momento em que o homem precisará, através do processo de amadurecimento, resgatar valores que são inerentes à sua natureza de origem divina, mas que, com o passar dos milênios perdeu-os, trocando por falsos valores que foram, aos poucos, corrompendo a sua alma. É chegado o momento de resgatar a integridade moral através da vigilância diária pelas mais variadas formas de elevação do pensamento e da sintonia. Sem medo de sermos felizes, precisamos, urgentemente, investir na inteligência moral, para que as próximas gerações, através dos valores educacionais herdados, possam escrever a sua história alicerçada na transparência e na honestidade intelectual de seus representantes.


Psicanalista Clínico de Orientação Reencarnacionista.
www.flaviobastos.com

Comentários:
Deixe aqui seu comentário sobre este materia:
Nome:
Comentário:
CAPTCHA Image   Reload Image
Digite as letras abaixo:

WhatsApp: (11) 991916085
Busca Google