Whats: (11) 9 9191 6085
Você está em: Página inicial / Matérias: / De Autoajuda / Libere o gênio que você leva dentro de si
Libere o gênio que você leva dentro de si

Matéria: Libere o gênio que você leva dentro de si

Autor - Fonte: Helena Gerenstadt

Pensar criativamente não é uma questão de saber mais que os outros, nem ter uma inteligência especial, nem algum fenômeno esotérico, ou algum tipo de meditação transcendental.

Pensar criativamente é deixar as janelas se abrirem, e considerar qualquer idéia, por estúpida que pareça. A criatividade implica no descobrimento das soluções para os velhos ou novos problemas, ou seja, a busca de alternativas originais; as soluções devem ter valor prático.

O pensamento criativo é, muitas vezes, um mistério, inclusive para as pessoas que o possuem. A forma mais comum de pensar é a lógica, o que se descreve como pensamento convergente. Este é a capacidade de resolver problemas utilizando rotinas mentais estabelecidas.
Quando o esforço mental se orienta para a única resposta correta quando realizamos atividades manuais ou respondemos a um teste com várias opções. São nossos programas e normais que criamos muitas vezes imutáveis, mas que não tem nada de criatividade.
O pensamento divergente é a base da criatividade, é a capacidade de gerar várias possibilidades e soluções a um problema, em vez de ter só uma resposta. Esse é o verdadeiro espírito criativo.

Originalidade, flexibilidade, espontaneidade são características que distinguem a criatividade da lógica.
A criatividade é uma forma aberta e livre de exercitar a mente. Rompe as barreiras dos costumes e das convenções. Derruba os muros comportamentais entre os quais guardamos noss
s conhecimentos, pois busca o Novo.

Experimente a sua Criatividade
- faça sua CONEXÃO: estimule sua mente buscando similitudes e relações entre coisas que, aparentemente, não tem nada que ver umas com as outras.....Por exemplo, compare uma cidade com um bosque.
- faça seu DESCOBRIMENTO: trabalhe os detalhes encontrados em sua conexão;
- faça sua INVENÇÃO: crie algo significativo baseado entre seu descobrimento e sua conexão. Por exemplo, entre a cidade e o bosque pode ter uma ponte....
- faça sua APLICAÇÃO: use sua criatividade para resolver o problema, enriquecer sua vida ou melhorar o mundo que o rodeia.

MODIFIQUE SUAS ROTINAS – estar imerso em uma rotina é negativo para desenvolver a criatividade. Para inspirar-se em novas idéias modifique periodicamente fazendo coisas que não faz de forma habitual. Por exemplo, em vez de ver televisão, leia um livro.

ESCUTE SEUS SONHOS – os sonhos podem ser uma rica fonte de estímulos. Trate de recordá-los e analisá-los. Tenha a mão um caderno para anotá-los quando se desperte.


WhatsApp: (11) 9 9191 6085
Busca Google