Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Matérias: / De Autoajuda / Auto-afirmação
Auto-afirmação

Matéria: Auto-afirmação

Autor - Fonte: Keli Soares



por Keli Soares - kelisoares@hotmail.com


A auto-afirmação é uma atitude que fortalece sua auto-estima. Todos nós temos a necessidade de sermos reconhecidos na multidão. É importante para todos nós sentir que nossas idéias são importantes e vão contribuir para algo maior. Na teoria é mais fácil, mas na prática assumir esta postura é um desafio. Precisamos desenvolver assertividade. Segundo Vera Martins, autora do livro “Seja Assertivo” a assertividade é a capacidade de expressar seus pensamentos e sentimentos sem ansiedade indevida, sem culpa e de maneira confortável. É dizer não quando quer dizer não, sim quando quer dizer sim, de maneira respeitosa e sem sentir-se culpado (a).

Se você julga suas idéias como não importantes ou não inteligentes é provável que tenha medo de expor suas opiniões. Pode ser que você fique receoso(a) de se expor e ser rejeitado, ridicularizado, criticado e muitas vezes você se cala e vê alguém dando aquela idéia que você queria oferecer e pensa... Poxa, mas era isso que eu queria dizer... Tarde demais... Quantas vezes você disse sim querendo dizer não na última semana? E depois ficou se remoendo por dentro, talvez até sentindo raiva de si mesmo? E quantas vezes você conseguiu dizer não e voltou pra casa cheio(a) de remorso, com medo da raiva do outro? Se você se identificou com o que eu estou escrevendo até agora quer dizer que seu comportamento tem sido “não assertivo”e você pode mudar sta situação treinando assertividade.

Talvez você seja do estilo “franco” que fala tudo o que pensa do jeito que pensa e na hora que pensa sem considerar os sentimentos da pessoa que o (a) está ouvindo. Isso quer dizer que seu comportamento tem sido agressivo e isto faz mal aos seus relacionamentos e também à sua saúde. Se este for o seu caso, você também deve treinar assertividade.

Ser assertivo é se expor, se expressar, afirmar-se frente ao outro com respeito sem medo de ser feliz, sem medo de perder o amor do outro. Quando somos assertivos as pessoas nos respeitam e confiam mais em nós.

De acordo com Kofman temos um mecanismo mental involuntário que nominou “Coluna da esquerda”. A coluna da esquerda representa o que realmente pensamos e sentimos e a coluna da direita o que realmente dizemos. Quanto mais conseguimos lapidar a coluna da esquerda com a coluna da direita, quanto maior o alinhamento entre as duas, mais assertivos somos.
Vou exemplificar para ficar mais fácil:

COMPORTAMENTO NÃO ASSERTIVO /PASSIVO

O seu chefe lhe diz:
Você não cumpriu a tarefa do jeito que falei, além do que não cumpriu o prazo.

Coluna da esquerda - O que realmente pensamos e sentimos

Poxa, mas você não me falou como fazer e muito menos me disse que tinha esse prazo específico... Você é um péssimo líder!!!

Coluna da direita - O que falamos

Ah... Me desculpe vou levar pra casa e refazer a tarefa, amanhã bem cedo te entrego.

CONSEQUÊNCIA:

Você vai pra casa, cancela seus compromissos pessoais, trabalha a madrugada toda, sente raiva de si mesmo por não ter falado o que sentia, sente dor de estômago, dor de cabeça e entrega a tarefa no outro dia. Em alguns casos se consome tanto nos sentimentos que não consegue realizar a tarefa, não cumpre o prometido, recebe um feedback corretivo no outro dia, não fala nada e continua se remoendo....

MUDE – TREINE ASSERTIVIDADE!


COMPORTAMENTO AGRESSIVO

O seu chefe lhe diz:
Você não cumpriu a tarefa do jeito que falei, além do que não cumpriu o prazo.

Coluna da esquerda - O que realmente pensamos e sentimos

Olha, primeiro saiba que você é um péssimo líder, deveria ter me falado como fazer e qual era o prazo. A culpa é sua! Como quer que as pessoas realizem bem suas tarefas se você mesmo não faz suas tarefas direito!

Coluna da direita - O que falamos

Olha, eu não admito que você coloque a culpa em mim porque você é o culpado. Não me passou as informações e os prazos e agora vem querendo botar banca. Antes de falar que os outros não sabem fazer suas tarefas avalie que você não sabe fazer as suas. Só porque é meu chefe acha que é melhor?? Você não sabe fazer seu trabalho e a sua liderança é péssima.

CONSEQUÊNCIA:

Você cria um conflito desnecessário, perde o foco da tarefa e cria um clima de hostilidade e desavença e é claro cuidado vai acabar perdendo o emprego. Somos contratados pela nossa competência técnica, mas demitidos pela nossa incompetência relacional.

MUDE – TREINE ASSERTIVIDADE!

COMPORTAMENTO ASSERTIVO
O seu chefe lhe diz: Você não cumpriu a tarefa do jeito que falei, além do que não cumpriu o prazo.

Coluna da esquerda - O que realmente pensamos e sentimos

Poxa, dediquei tanto tempo nesta tarefa e não acho que esteja errada e ele não me disse o prazo que tinha.

Coluna da direita - O que falamos

Dediquei muito tempo nesta tarefa e acredito q...

Ir para a página:


WhatsApp: (11) 9 7778 9519
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google