Whats: (11) 9 9191 6085

VÍDEO: POR QUE NOS PARECE QUE NADA DA CERTO

Você está em: Página inicial / Terapeutas / Rosalira de Oliveira
Rosalira de Oliveira

Rosalira de Oliveira

Terapeuta - Coaching ontológico
Telefone: (81) 3076-0695
Celular:
Endereço:
Rua do Capricho, 34
Bairro Casa Amarela
Recife - Pernambuco CEP: 52280-541
Caminhante, não há caminho,
faz-se caminho ao andar.

Sobre Coaching Ontológico:

O coaching é um processo de estar junto. Seja para facilitar a obtenção de metas, seja para tratar de uma área específica na qual o coach é expert, seja individual, seja em grupos ou organizações, trata-se sempre de criar um espaço onde a parceria e o não julgamento permitem a auto exploração e a descoberta de novos caminhos. Em todo esse processo, o coach assiste (nos dois sentidos: de acompanhar e de dar assistência) ao coachee, enquanto este muda a sua realidade. Por isso, digo que o coaching é um processo de estar junto. Mais ainda, diria que é o processo de estar, verdadeiramente, junto.

Se isso é verdadeiro para todos os tipos de coaching é, ainda mais, para o coaching ontológico. Uma vez que nesta abordagem partimos do princípio de que aquilo que chamamos de “realidade” é tão somente a nossa interpretação sobre o mundo. A forma como o vemos e que determina a forma como atuamos. Entretanto, nem todas as interpretações são iguais. Existem interpretações que geram sofrimento, vitimização e nos aprisionam em círculos viciosos de repetição de situações dolorosas e existem interpretações que nos devolvem o poder de ação sobre a nossa própria vida. Portanto se queremos mudar a forma como atuamos (e conquistar mais felicidade e efetividade) necessitamos explorar nossas interpretações e, se necessário, ampliá-las e transformá-las, num processo profundo de aprendizagem.

É ai que entra a perspectiva do coaching ontológico. Um coach ontológico é alguém capaz de observar como as pessoas constroem suas interpretações e como estas afetam os resultados que elas obtêm nas suas relações consigo mesmo e com o mundo. Ao fazer isso, contribui para que o próprio cliente se torne consciente das suas interpretações e de como elas vem afetando sua vida: seu modo de agir e de reagir e os resultados que vem obtendo. O papel do coach ontológico é, então, o de assistir as pessoas no processo de ampliação do seu rango de interpretações, questionando seus modelos mentais e estimulando a construção de novas interpretações que permitam a descoberta de um novo modo de estar no mundo, gerando novas possibilidades de ação. E com isso, a construção de uma vida com sentido, que lhes satisfaçam plenamente.

Sobre mim:

Sobretudo, uma pessoa inquieta. Tenho graduação em Serviço Social, doutorado e pós-doutorado em Antropologia. Amo gatos e fotografia. Trabalhei em órgãos públicos, em Universidades e em organizações do terceiro setor. Em tudo isso me moveu a empatia pelas pessoas e a admiração por sua imensa capacidade criadora. Encontrei no coaching ontológico uma abordagem que associa a compreensão do modo como criamos nosso mundo à profunda humildade no ato de colocar nosso coração e nosso intelecto ao serviço daqueles que pretendem transformar suas vidas e o mundo ao seu redor.

WhatsApp: (11) 9 7778 9519
Política de Privacidade
Política de Cookie
Busca Google